FAPEMIG cria Câmara de Assessoramento para Projetos Especiais

Compartilhe

No dia 12 de maio, ocorreu a reunião de instalação da Câmara de Assessoramento para Projetos Especiais – CPE da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A CPE tem como objetivo a avaliação de Projetos Especiais, de interesse para o Estado de Minas Gerais, com foco nas demandas da sociedade e nas políticas definidas no âmbito do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (CONECIT) e do Conselho Curador da FAPEMIG.

Atualmente, as propostas de Projetos Especiais recebidas pela FAPEMIG as quais não enquadram nas Chamadas são submetidas à apreciação de consultores ad hoc, para elaboração de parecer técnico, de forma isolada e não contam com orientação e discussão entre os pares, quanto aos critérios e parâmetros de avaliação de forma a permitir um julgamento e seleção, considerando o caráter multidisciplinar e ou transdisciplinar esperado para esses projetos. Com a criação dessa Câmara teremos um ganho de qualidade e de tempo nas avaliações.

A Assessora Adjunta de Inovação (AAI) da Fundação, Elza Fernandes de Araújo, considera que “fazer uma avaliação conjunta dessas propostas no âmbito de uma comissão de especialistas sênior é um grande diferencial, pois aprimora o julgamento e a seleção dos projetos com foco em resultados e na amplitude devida”. Para isso, uma equipe de 16 pessoas foi designada como membros da Câmara, por meio da Portaria PRE N. 018/2016, criada por decisão do Conselho Curador. São eles:

Coordenadora: Elza Fernandes Araújo Saúde

Saúde: Dulciene Maria de Magalhães Queiroz

Biociências: Sérgio Danilo Junho Pena

Veterinária: Rômulo Cerqueira Leite

Agronomia: José Magid Waquil

Ecologia: Francisco Antonio Rodrigues Barbosa

Engenharias: Evando Mirra de Paula e Silva

Ciências Exatas: Ado Jorio de Vasconcelos

Ciências da Terra: Wolney Lobato

Ciências da Computação: José Luis Braga

Letras e Artes: Maurício Alves Loureiro

Filosofia: Ivan Domingues

Direito: Liana Portilho Mattos

Econômica: Clélio Campolina Diniz

Administração: José Edson Lara

Educação: Carlos Roberto Jamil Cury

Roberta Nunes