Horizon 2020: Oportunidade de pesquisa em países da União Europeia

Compartilhe



No dia 18 de maio, às 10h, ocorre no auditório Carlos Ribeiro Diniz, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG,) a reunião de trabalho sobre Internacionalização, com enfoque no Programa Horizon 2020 – Oportunidade de Pesquisa em Países da União Europeia. O evento antecederá o Fórum CONSECTI-CONFAP, do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, no dia 19 de maio.

O evento Horizon 2020: Oportunidade de pesquisa em países da União Europeia integra a programação de comemoração dos 30 anos da FAPEMIG e consiste numa oportunidade para pesquisadores mineiros receberem orientações sobre como submeterem propostas ao Horizon 2020 – maior programa de investigação e inovação da União Europeia. Oitenta milhões de euros em financiamento serão disponibilizados ao longo de sete anos (2014 a 2020), possibilitando que este programa seja uma resposta à crise econômica por meio do investimento em empregos do futuro e crescimento.

A proposta do programa é que, através da excelência científica, da indústria competitiva e da superação dos desafios sociais, as melhores ideias cheguem mais rápido ao mercado e sejam utilizadas nas cidades, hospitais, fábricas, lojas e casas, tão rápido quanto possível. Para isso, Piero Venturi, da Comissão Europeia de Pesquisa e Inovação, vai apresentar e conceituar o Horizon 2020. Um tutorial com enfoque nos programas de mobilidade internacional - Marie Skłodowska-Curie - MSCA será realizado. Além disso, o evento contará com uma apresentação do programa e orientações para elaboração de projetos, direcionados pela Assessora Internacional do CONFAP para EU, Elisa Natola.

Confira a programação