Fapemig será homenageada no Plenário da ALMG na sexta

Compartilhe

 A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará, na próxima sexta-feira, 03 de junho, Reunião Especial de Plenário, às 19 horas, para homenagear a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerias (FAPEMIG), pelo seus 30 anos. O requerimento da homenagem é de autoria do deputado Paulo Lamac (Rede).

Um dos objetivos da Fapemig é incentivar os pesquisadores do Estado a realizarem projetos tecnológicos e científicos e de inovações, que são relevantes para o desenvolvimento econômico e social de Minas gerais.

Durante o Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à pesquisa (Confap), a Fapemig firmou um termo de cooperação com a agência de inovação Vinnova, do governo da Suécia. O termo de cooperação apoiará projetos vindos do workshop Aimday-Smart industry, que aconteceu no dia 19 de maio de 2016, na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte e reuniu representantes das maiores empresa do setor. Durante o Workshop, foram debatidas soluções para a Chamada Indústria inteligente (Smart Industry).

Com o orçamento de 1% da receita do Estado, em 2015, foram executados 3.305 projetos, com apoio da fundação, sendo distribuídos 7.043 bolsas, apoiando 6.989 trabalhos em eventos na área de Ciência e Tecnológica e inovação (CT&I). Na Chamada Universal, que financia várias áreas do conhecimento, a Fapemig investiu em 2015, mais de R$ 23 milhões, com 2.264 projetos, destes 635 foram contratados.