II Fala ciência capacita comunicadores e pesquisadores para divulgação científica

Compartilhe




Pesquisadores, jornalistas, estudantes e profissionais de diferentes áreas participaram na última quinta-feira, 02 de junho, do II Fala Ciência - Curso de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, realizado pela Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Secretaria de Estado de Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

 
Durante a abertura, o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, ressaltou a importância da capacitação e prioridade da Fundação em habilitar profissionais para falar de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A coordenadora de Comunicação da FAPEMIG e membro da equipe de coordenação da RMCC, Vanessa Fagundes, esclareceu a finalidade da Rede de reunir esforços para fortalecer à popularização da ciência no Estado. Com esse objetivo, representantes de Universidades, Centros de Pesquisa e do Governo têm se reunido para pensar soluções e alternativas que tornem a ciência um assunto mais próximo da população em geral.

Como resultado desses esforços, o II Fala Ciência teve a participação de 90 pessoas, entre pesquisadores, divulgadores da ciência, estudantes e profissionais da área de comunicação e de diferentes áreas científicas de Minas Gerais e do Brasil. Entre eles, representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da Fundação de Apoio à Pesquisa à Inovação Tecnologia do Estado de Sergipe (Fapitec-SE). “Poder participar e compreender a atuação da FAPEMIG e da Rede Mineira de Comunicação Científica na promoção do Fala Ciência nos ajudou a pensar novas estratégias que queremos levar para Goiás, por meio da Fapeg. São excelentes ações que podem aprimorar o nosso trabalho na difusão da ciência”, ressaltou Renan Rigo, da Assessoria de Comunicação da Fundação goiana.

 


Durante a programação matutina, Juliana Saldanha, farmacêutica e com MBA em Comunicação e Marketing Digital, falou sobre inovação, empreendedorismo e tecnologia, mostrando as possibilidades no setor e os cuidados ao falar de inovação. Em seguida, a professora de Jornalismo Online da UNI BH e doutora em Comunicação Social, Lorena Tárcia abordou as ferramentas digitais na cobertura de ciência, mostrou cases e possibilidades a serem exploradas.

 

Na segunda parte do curso, o biólogo, doutor em microbiologia e comunicador da ciência, Atila Imarino, falou sobre as plataformas digitais como meios para dar visibilidade a conteúdos de CT&I. Ele compartilhou a experiência do Canal Nerdologia e do blog Rainha Vermelha na cobertura científica e ressaltou a possibilidade de falar sobre um contexto que interessa o público pelo YouTube, fazendo da ciência um caminho e não o destino final.

 


Para finalizar, a doutora em Sociologia e Política e professora da UFMG, Valéria Raimundo abordou os estudos de recepção pública da Ciência. Após a apresentação dos quatro módulos do curso, o portal do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) e da plataforma DataViva foram apresentados por Fernando Lucena (Simi) e Matheus Fonseca (Simi) e Luiza Lages (Data Viva) e Rafael Pessoa (Data-Viva).

A analista de comunicação da Fundep, Angela Cruz, compartilhou suas percepções após o evento. “Participei do primeiro Fala Ciência e agora da segunda edição e percebo que um evento é importante para ampliar as possibilidades e trazer novas perspectivas que podem ser levadas e implantadas no trabalho que desenvolvemos. Houve muitos cases ricos e inspiradores que são viáveis para nossa prática”, afirma.

Guilherme Ximenes, estudante de engenharia de sistemas e do canal @Oláciência, comentou que o que mais chamou sua atenção durante o evento foi a proximidade da FAPEMIG em relação à divulgação científica e ao público jovem. “Sempre escutei falar da Fundação, mas eu nunca a senti próxima de gente da minha idade. Sempre tive interesse na internet, mídias digitais e hoje percebi que a FAPEMIG também fala sobre as mesmas coisas que costumo falar”, conclui.

Confira as apresentações dos palestrantes:

Juliana Saldanha

Lorena Tárcia

Atila Imarino

Valéria Raimundo

Apresentação do Portal Simi

Apresentação da Plataforma DataViva

 

Roberta Nunes