Inova Minas FAPEMIG oferece oficinas gratuitas de degustação, programação e cultura Maker

Compartilhe

 

Anote na agenda! A segunda edição da Mostra Inova Minas FAPEMIG está repleta de novidades este ano. Oficinas de programação, do Centro Federal de Educação Tecnológica Minas Gerais (Cefet/MG), de degustação comentada da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e as promovidas pelo SENAI/MG (Laboratório Aberto Móvel de Prototipagem e Cultura Maker), Netwon Paiva e Movimento Maker Minas são algumas das oficinas gratuitas que acontecerão entre os dias 05 e 07 de agosto, no Circuito Liberdade. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. 

As oficinas fazem parte da Mostra Inova Minas FAPEMIG, uma iniciativa do governo de Minas, por meio da FAPEMIG e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Em 2016, a Mostra vai acontecer em cinco espaços que fazem parte do Circuito Liberdade: Alameda da Educação, Memorial Minas Vale, MM Gerdau, Espaço do Conhecimento UFMG e Casa Fiat de Cultura.


Sobre as oficinas:

- Oficina de programação (Cefet/MG) - Vagas esgotadas!

As oficinas serão implementadas em ambiente de “laboratório”, nesta atividade, cada participante aprenderá como desenvolver o código de um programa e entenderá seu funcionamento através da aplicação, interagindo com o resultado obtido. Haverá oficinas de desenvolvimento de código para controle de robôs autônomos numa arena de competição virtual e desenvolvimento de aplicativos diversos.

-Oficina de degustação comentada da EPAMIG (vinho, azeite e café) - clique aqui para realizar a sua inscrição

Especialistas irão ministrar degustações comentadas sobre as pesquisas em olivicultura, vitivinicultura e cafeicultura que resultaram na produção de tecnologias que viabilizaram a fabricação em Minas Gerais de azeite extravirgem de qualidade, vinhos finos e cafés especiais. Serão duas degustações por dia.

Inscrições esgotadas para as oficinas de vinho e café.


- Oficinas do Espaço Maker - SENAI/MG (Laboratório Aberto Móvel de Prototipagem e Cultura Maker), Netwon Paiva e Movimento Maker Minas - clique aqui para realizar a sua inscrição

O espaço liderado pelo FabLab Newton, Movimento Maker Minas e Laboratório Aberto do Senai promoverá oficinas rápidas e práticas para a formação de makers em Minas Gerais. Para tornar-se um maker, acredita-se que é preciso algumas habilidades, conhecimentos e atitudes. Sendo assim, serão ofertadas oficinas de Coração Maker, Impressora 3D, Corte 2D e Realidade Virtual. Os inscritos vão fazer parte do Desafio 1K, que durante o Inova Minas pretende formar 100 makers, e, até o final do ano, 1.000 em todo o Estado.

Confira a programação completa do evento aqui.