Linguagem de programação e robótica fazem parte do Inova Minas FAPEMIG 2016

Compartilhe



Sumo

 

A Mostra Inova Minas FAPEMIG, que acontece no Circuito Liberdade, nos dias 5, 6 e 7 de agosto, terá uma série de atividades que propõe uma maior aproximação do público com a área de programação e robótica. Para Evaldo Vilela, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), é preciso chamar a atenção dos jovens e colocá-los em contato com as novas tecnologias, pois elas dominam a inovação na nova economia. “Robôs e sensores, cada vez mais, ganham importância na indústria, na agricultura e em muitos aspectos da nossa vida. Isto ressalta a importância da programação em linguagens de computador e é nosso objetivo estimular jovens talentos para a programação e para a tecnologia da informação”, defende.

Além das oficinas de programação, o evento trará uma Mostra de Computação Competitiva composta por várias atividades que buscam divulgar a computação para o público em geral. Uma delas será o Torneio de Robótica. Esses torneios visam demonstrar a aplicação da robótica – na construção do robô e sua integração com um ‘elemento inteligente’ – e, da programação, – na elaboração da estratégia a ser usada pelo poder computacional do robô. “O público poderá assistir à competição percebendo detalhes da construção dos robôs e da linguagem de programação usada”, explica Sandro Renato Dias, professor do Departamento de Computação do Cefet-MG e responsável pela atividade. O torneio acontecerá em duas categorias: Seguidor de Linha – prova em que robôs devem seguir uma linha desenhada na arena e desligar após concluir o percurso – e Sumô – prova de derrotar o oponente empurrando-o para fora da arena circular, ganhará o robô que permanecer na arena após o outro cair.

Na Alameda da Educação, também serão mostrados robôs diversos que realizam atividades como um braço programável que joga xadrez, entre outros. O público presente poderá entender detalhes do funcionamento dos elementos robóticos e, em alguns casos, interagir com os mesmos.

 

Confira outras atividades e participe:

 

  • Maratona programação: Oficina para treinos e explicações sobre a Maratona de Programação (competição voltada a alunos de graduação e  a alunos do Ensino Médio).

10h às 12h - Maratona de programação (nível médio) - A competição ocorrerá durante o evento, sendo a final no sábado com a divulgação dos premiados e a premiação no domingo.

 

13h às 16h30 - Maratona de programação (nível superior) - A competição ocorrerá durante os três dias do evento. Na sexta-feira e no sábado, a competição é das 13h às 17h e, no domingo, acontece a final, das 9h30 às 13h30.

A premiação dos ganhadores será às 14h.

Local: Sala de Oficinas no 4º andar do Espaço do Conhecimento UFMG

 

  • Exposição de trabalhos: Atividade voltada para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos no CEFET-MG sob a temática de robótica, programação, jogos e automação.

Local: Alameda da Educação