BH no circuito da Ciência, Tecnologia e Inovação

Compartilhe

 

Você sabia que a nanotecnologia pode ser utilizada para uma infinidade de situações, inclusive na área da saúde e no setor elétrico? E que há um movimento em plena expansão no Brasil conhecido como cultura Maker, onde o princípio fundamental é a questão de indivíduos e coletivos poderem criar ou recriar projetos e parcerias por conta própria? E mais, que a FAPEMIG possui programas e parcerias para fomentar a Inovação no Estado? Esses serão alguns dos temas abordados no ciclo de palestras e painéis nos dias 05 e 06 de agosto, durante o II Inova Minas FAPEMIG, no Circuito Liberdade.

Os encontros são gratuitos e não há necessidade de inscrição prévia. Acontecerão entre 10h e 17h, em horários alternados, no 5º andar do Espaço do Conhecimento UFMG. O local nomeado como Lounge do Conhecimento será palco de um descontraído bate-papo e apresentará tecnologias do futuro na área de medicina, dará uma perspectiva sobre o empreendedorismo dentro das universidades, além de esclarecer dúvidas sobre as mudanças e implicações do Marco Legal da CT&I. Ao todo, serão 14 encontros com temáticas distintas e para todos os gostos, que oferecerão um mix de conhecimento e networking.

Temas como a Ciência e Tecnologia a serviço da saúde, Ambientes de Inovação para a Cultura Maker, A nanotecnologia e suas aplicações e Da Ideia para o Mercado: Estrutura de apoio a novos negócios serão alguns dos assuntos abordados. Nesta última, o destaque será a discussão sobre a importância dos parques tecnológicos e incubadoras para a criação de novos negócios para a sociedade. O painel contará com a presença de Renato Nunes, da Rede Mineira de Inovação (RMI). “Trataremos não somente da questão do apoio e responsabilidade dos agentes envolvidos, mas também da necessidade de dar continuidade aos investimentos e seus impactos e oportunidades geradas para o desenvolvimento social e econômico do Estado”, complementa Renato Nunes.

Confira a grade de programação abaixo:

Dia 05/08 – Painel – Lounge do Conhecimento (participação sujeita a capacidade do local)

  • 10h - Da ideia para o mercado: Estrutura de apoio a novos negócios. Convidados: Renato Nunes (RMI) e Ronaldo Pena (BH – TEC).
  • 11h - Marco Legal da CT&I: o que mudou e por que interessa? Convidados: Pedro Vidigal (Fundep) e Rodrigo Gava (RMPI)
  • 15h - Ambientes de inovação para a cultura maker. Convidados: Flávio Baeta (Sebrae) e Márcia Andrade Carmo (Fiemg)
  • 15h30 - Inovação aberta para geração de novos negócios. Convidados: Rafael Soares (Bblend)
  • 16h – Panorama do ensino do empreendedorismo no Brasil e suas consequências. Convidados: João Bonomo (Ibmec) e Douglas Vieira (Enacom).
  • 16h30 - O Futuro das mídias digitais é líquido – Jorge Rocha (Liquid Media Laab).

Dia 06/08 – Palestra – Lounge do Conhecimento (participação sujeita a capacidade do local)

  • 10h - Ciência e Tecnologia a serviço da saúde. Palestrante: Ricardo Guimarães (Hospital de Olhos)
  • 10h40 - Cidades Inteligentes: Sustentabilidade e Tecnologia. Palestrante: Hugo Tadeu (Fundação Dom Cabral)
  • 11h20 - A Evolução da inteligência artificial. Palestrante: Nívio Ziviani (Kunumi e UFMG)
  • 12h - Mundo Invisível: A nanotecnologia e suas aplicações. Palestrante: Ado Jório (UFMG)
  • 13h30 - Iot sem mistérios: o que é internet das coisas e como podemos aplicá-la em nossas vidas. Palestrante: Ronaldo Gazel (Founders)
  • 14h10 - Que momento é esse? Entenda por que a inovação começa com a mudança do mindset. Palestrante: Mauro Carrusca (Carrusca Inotavion)
  • 14h50 - Saúde à distância: Conheça a Rede Mineira de Teleassistência. Palestrante: Antônio Ribeiro (UFMG)
  • 15h20 - Neurociências: Infinitudes do cérebro. Palestrante: Angela Maria Ribeiro (UFMG)
  • 16h - Observatório da Web: Agregando valor as informações em tempo real. Palestrante: Wagner Meira (INCT para web)
  • 16h30 – Ideas For Milk: Conheça o desafio de start ups no setor lácteo. Palestrante Mauro Carrusca ( Carrusca Inovation)