Inova Minas FAPEMIG tem programação especial para crianças e jovens

Compartilhe

 

Durante o próximo final de semana, de 5 a 7 de agosto, acontece a segunda edição da Mostra Inova Minas FAPEMIG, no Circuito Liberdade. O evento vai reunir diversas atividades voltadas ao público infantil e juvenil. A ideia é despertar o interesse das crianças e dos adolescentes pela ciência e tecnologia desde cedo. Para isso, os Caminhões da Ciência ficarão estacionados na Alameda da Educação e o público poderá participar de atividades interativas, ver experimentos, demonstrações, exposições e ações lúdicas diversas. A magia do circo também estará presente com as oficinas voltadas às crianças e suas famílias.


Caminhões da Ciência

Ponto UFMG

O Museu Itinerante PONTO UFMG é um espaço científico-cultural, interativo, adaptado em uma unidade móvel que atende, primordialmente, escolas e cidades de Minas Gerais. É constituído de um caminhão estendido com seu espaço interior adaptado em seis ambientes – Sala do Útero, Sala dos Sentidos, Sala dos Biomas, Sala de Projeção 3D, Sala do Submarino e Sala das Cidades. O museu, além das atrações internas, promove exposições e oficinas externas interligando as mais diversas áreas do conhecimento e da ciência.

Ciência Móvel Epamig

O Ciência Móvel da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) é um projeto itinerante de popularização da Ciência e Tecnologia. Desde 2011, o ônibus percorre diversas regiões de Minas Gerais, levando informação tecnológica para produtores rurais, estudantes, visitantes de feiras e exposições agropecuárias e interessados.

Ciência em Movimento Funed

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) disponibiliza para todo o estado de Minas Gerais o Programa "Ciência em Movimento", um caminhão diferente que leva conhecimento científico e informação para as comunidades. Criado em 2012, o Programa tem como objetivo difundir o conhecimento científico e tecnológico, através de linguagem lúdica e popular, estabelecendo uma relação de diálogo entre os pesquisadores e a sociedade e entre ciência, saúde e cultura. Com linguagem acessível e exposições interativas, os visitantes têm acesso a exposições sobre animais peçonhentos (morfologia e diversidade animal), produção de medicamentos e soros, vigilância sanitária e epidemiológica, entre outros. O Programa também oferece oficina de reciclagem, jogos interativos e Cine Saúde, com exibição de vídeos relacionados aos temas expostos.

LabTruck – Cultura Maker - SENAI/MG (Laboratório Aberto Móvel de Prototipagem e Cultura Maker), Netwon Paiva e Movimento Maker Minas

O espaço liderado pelo FabLab Newton, Movimento Maker Minas e Laboratório Aberto do Senai promoverá oficinas rápidas e práticas para a formação de makers em Minas Gerais. Para tornar-se um Maker acredita-se que é preciso algumas habilidades, conhecimentos e atitudes. Sendo assim, serão ofertadas oficinas de Coração Maker, Impressora 3D, Corte 2D e Realidade Virtual. Os inscritos vão fazer parte do Desafio 1K, que durante a Inova Minas FAPEMIG pretende formar 100 makers e até o final do ano 1.000 em todo o Estado.


Oficina de circo com a Trupe Gaia

As oficinas de circo têm como objetivo trazer e multiplicar a arte transformadora, despertando o encantamento e aprendizado do circo para crianças e suas famílias. Através de instrutores treinados e capacitados, crianças e adultos terão uma vivência única em contato direto com as técnicas circenses.

A prática de atividades circenses proporciona inúmeras vantagens e benefícios: Além de diversão garantida, desenvolve o equilíbrio, a coordenação motora, concentração, autoconfiança, reflexo, ganho da capacidade aeróbica e anaeróbica, e plena consciência corporal.

 

Agenda

Evento: Inova Minas FAPEMIG
Data e hora: 5, 6 e 7 de agosto, das 10h às 17h
Local: Circuito Liberdade – Alameda do Conhecimento
Entrada: Gratuita