Evento discute políticas de periódicos no Estado de Minas Gerais

Compartilhe

 

Na próxima terça-feira, 30, às 14h, ocorre no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), a reunião para discussão de políticas de periódicos científicos para o Estado. O evento tem o objetivo de chegar a um consenso sobre essa política, criar um novo edital e propor um portal mineiro de periódicos.

A organização da iniciativa é do pesquisador Sérgio Dias Cirino, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio da FAPEMIG, e é destinada a editores de revistas locais e pesquisadores interessados no tema. “A ideia é melhorar a qualidade para concorrer e dar visibilidade à produção mineira, contribuindo para a circulação do conhecimento”, declara Sérgio Cirino. Na reunião, o pesquisador apresentará o projeto Periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação, que mapeia e identifica as revistas científicas da UFMG, informa sobre o assunto que elas abordam e quem são seus editores. A partir dessas informações foram criadas diferentes proposições para aumentar a visibilidade, capacitar os profissionais, divulgar os conteúdos e qualificar os periódicos, possibilitando que a iniciativa seja referência para abranger todo o Estado.

Nesse sentido, a reunião visa propor uma política de periódicos para Minas Gerais, com o objetivo de reunir todas as revistas científicas em um só espaço, através de um portal de periódicos. Além disso, com base na experiência alcançada pela UFMG, será possível usar como referência a incubadora de periódicos, para auxiliar na qualificação das revistas científicas. A partir do encontro, os participantes serão convidados para a formação de um Grupo de Trabalho que discutirá essas temáticas.

 

 

Reunião para Discussão de Políticas de Periódicos no Estado de Minas Gerais

Data: 30 de agosto

Horário: 14 horas

Local: Auditório da FAPEMIG