Revista Minas Faz Ciência é apresentada no Encontro Regional de História da Mídia

Compartilhe

 

A Revista Minas Faz Ciência reflete em suas páginas a ciência produzida nas universidades e instituições mineiras com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Para historicizar e refletir sobre os primeiros 15 anos da publicação (1999-2014), o artigo Minas Faz 15 Anos de Ciência: a revista como instrumento de ação política no tempo presente e construção de memória foi apresentado no IV Encontro Regional Sudeste de História da Mídia, nos dias 29 e 30 de agosto, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.

O evento teve como tema central Mídias, fluxos migratórios e diásporas: perspectiva histórica. O objetivo foi promover o conhecimento em história dos processos de comunicação e a troca de experiências por meio das atividades da Associação Nacional de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). O artigo que aborda a Revista foi apresentado pela jornalista e doutoranda em textualidades midiáticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Verônica Soares da Costa, e pela bolsista do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica (PCCT) da FAPEMIG, Roberta Nunes, com mediação do professor Ricardo Benevides, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UEMG).

Ao resgatar a história, o trabalho sinaliza os momentos de mudança na publicação, seja em seus aspectos gráficos, textuais ou editoriais, dão luz a decisões institucionais e indicam as diretrizes da política científica do Estado. De acordo com o artigo apresentado, a trajetória da revista contempla um duplo movimento: um que se faz no presente, marcando os espaços e as vozes autorizadas, e o outro que se configura como construção de um passado, um espaço de memória da Fundação.