Chamada destinará R$25 milhões para redes de pesquisa

Compartilhe

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) acaba de lançar a chamada 09/2016 – Redes de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação. Ao todo, serão investidos R$25 milhões nas propostas selecionadas. Os interessados têm até o dia 24 de outubro para enviar seus projetos, que devem ser submetidos por meio do Sistema Everest.

O Programa de Apoio às Redes de Pesquisa incentiva a colaboração interinstitucional em torno de temas estratégicos e relevantes para Minas Gerais. Além da colaboração, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, destaca o compartilhamento de infraestrutura e a troca de informações como diferenciais do Programa. “Essa é uma iniciativa importante para a FAPEMIG, tanto que, apesar das dificuldades, foi decidido que o orçamento global será mantido”.

Atualmente, a FAPEMIG possui 13 Redes de Pesquisa cadastradas, que podem ser conhecidas aqui. Em agosto, elas participaram de um seminário de avaliação, no qual apresentaram seus principais resultados a uma comissão especial formada por especialistas de reconhecida competência, todos externos à Fundação. Uma novidade da chamada é que essa avaliação será computada para a nota final com peso de 40% para aquelas redes que decidirem apresentar novamente propostas de financiamento.

A chamada está disponível aqui.

Informações devem ser solicitadas por e-mail para a Central de Informações da FAPEMIG (ci@fapemig.br).

Vanessa Fagundes