Presidente da FAPEMIG participa do workshop Agropecuária e Sociedade

Compartilhe



 Post

O presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, participa, no dia 24 de outubro, do workshop Agropecuária e Sociedade: Percepção De Valor II, promovido pelo Fórum do Futuro, IBGE, IICA, Embrapa e FGV-Agro, na Sede da Embrapa em Brasília. O evento será composto por quatro painéis, sendo que Vilela participará do 4º painel, intitulado Geopolítica do alimento: perspectiva estratégica, desafios e oportunidades.

Motivação

As recentes previsões da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) sobre o crescimento da demanda por alimentos não deixam dúvidas sobre a oportunidade para o Brasil. Segundo a FAO, nos próximos 20 anos a população global aumentará cerca de 25%, chegando a 9,5 bilhões de pessoas. O consumo de alimentos crescerá 60%, o de energia 40% e o de água 50%. Este quadro coloca um enorme desafio para a agricultura: aumentar a produção de alimentos, energia, produzir água e ainda sequestrar carbono.

 

Ainda segundo a FAO, o mercado global de alimentos será regionalmente desproporcional. O crescimento da demanda se concentrará na Ásia, onde viverão cerca de 60% da classe média global, enquanto a oferta aumentará na América do Sul, única região com recursos naturais suficientes para atender essa demanda de imediato. Espera-se que o Brasil dobre sua produção agrícola, o que, mais do que uma oportunidade, impõe grande responsabilidade ao país.

 

Confira a programação do evento.