Inscrições para o Prêmio Novos Talentos podem ser feitas até 31 de outubro

Compartilhe



Fórum

 

O Prêmio Novos Talentos para o Alimento Sustentável, resultado de uma parceria com o Banco Mundial e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), entrou em sua fase final de inscrições, ao fim de um ciclo de palestras que alcançou cerca de dez Universidades em todo o país. “As palestras tiveram como objetivo sensibilizar alunos e professores para com os desafios e oportunidades que as cadeias de valor do alimento oferecem aos jovens e ao País”, comentou Evaldo Vilela, Coordenador do projeto e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

O Brasil tem que aumentar em 50% a produção de alimentos, em apenas vinte anos, e ao mesmo tempo ampliar a sustentabilidade e a resiliência climática do processo produtivo. O último evento foi realizado, em Alegre, no Espírito Santo, onde estão sediados a área de nutrição do Centro de Ciências da Saúde, coordenada pela Professora Neuza Brunoro, e o Centro de Ciências Agrárias, liderado pelo Professor Dirceu Pratissoli. Nesses entendimentos tiveram início os debates em torno da construção de um nexo acadêmico reunindo as áreas de Agricultura, Saúde e Nutrição.

Para Evaldo Vilela, essa iniciativa é fundamental para aproximar o cenário mundial de demanda por alimentos – um trunfo econômico para o país – dos anseios por um alimento melhor, mais saudável, mais sustentável, instalados no seio da sociedade urbana. “Trata-se de uma tarefa complexa, mas também urgente e indispensável”, disse o Presidente da FAPEMIG, para quem o principal desafio do Prêmio é disseminar na academia a percepção de que o mundo abriu uma janela de oportunidades para os jovens brasileiros, seja nas pesquisas na academia, seja em campos profissionais.

As inscrições para o Prêmio encerram-se no dia 31 de outubro. O Prêmio Américas, em parceria com o Banco Mundial, vai distribuir US$30 mil, em três categorias. O Prêmio Brasil, realizado juntamente com a FAPEG, premia com R$27.500 cada, duas categorias: “Pecuária Baixo Carbono”; e “Agregação de Valor Comércio, Indústria e Serviços”.

No site do Prêmio todas as informações sobre as inscrições: premionovostalentos.com