“Queremos construir a Minas Gerais do futuro”, destaca governador do Estado em abertura

Compartilhe

Cerimônia de abertura da Finit, em Belo Horizonte (foto:Fábio Veloso/Simi)


Na noite desta quarta-feira (9), foi aberta oficialmente a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia - FINIT, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes). O evento, que acontece no Expominas, em Belo Horizonte, vai até domingo (13) e conta com uma programação extensa que inclui a primeira edição da Campus Party em Minas Gerais.

A abertura oficial contou com a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel; do secretário da Sedectes, Miguel Corrêa; do presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia; do secretário de Governo de Minas Gerais, Odair Cunha; dos deputados estaduais Ulisses Gomes e Adalclever Lopes; do presidente da Codemig, Marco Antônio Castelo Branco; do diretor da Wenovate, Bruno Rondani, e do presidente da Fapemig, Evaldo Vilela.

O presidente da Campus Party, Francesco Farruggia, destacou a importância de o Estado receber a Campus Party. Segundo ele, 12% do público presente no evento de São Paulo eram mineiros. “Nos pediam muito para fazer o evento no Estado e tenho certeza que o que vai acontecer aqui será muito melhor do que estamos fazendo em outros lugares”, disse.

O secretário Miguel Corrêa ressaltou a estratégia de apoiar o empreendedorismo e inovação para combater crises econômicas. “Vamos enfrentar a crise gerando emprego para uma faixa da população que é muito atingida: a juventude. Por isso rodamos o Brasil e o mundo para conhecer o que há de excelência na área e trouxemos para Minas Gerais”, explicou, destacando ainda os programas do governo, como o de aceleração de startups SEED.

O governador Fernando Pimentel ressaltou a essência dos mineiros e o orgulho que o povo tem de suas tradições. No entanto, segundo ele, é preciso olhar para o futuro. “A gente quer construir a Minas do futuro, que trabalha, que estuda, que pesquisa e que corre atrás. Que obtém resultados como estamos obtendo. Temos que apontar para o futuro, mas preservar o passado”, finalizou.

Além da Campus Party, a FINIT conta também com: Arena Experience, 100 Open Startups, iTec, Demoday do Seed e Lemonade, e muito mais. A FAPEMIG, uma das instituições realizadoras do evento, está presente com estande, onde os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre os programas Minas Faz Ciência e DataViva.

Acompanhe nossa cobertura pelo Facebook do projeto Minas Faz Ciência (/minasfazciencia)

Vanessa Fagundes