PUC realiza seminário sobre crise migratória

Compartilhe

O Seminário Migrações em Tempo de Crise: desafios para as instituições da sociedade civil acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro, no Campus da PUC Coração Eucarístico. As inscrições estão abertas até esta quarta-feira, 30 de novembro, e, para os alunos de graduação, devem ser feitas através do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA). Já para o público externo, basta se inscrever pelo e-mail comunicacaoservicosocial@pucminas.br.

A programação do seminário conta com atividades culturais, mesas-redondas e uma exposição com projetos produzidos pelos grupos de pesquisa e de trabalhos na área de migração internacional que foram levantados na PUC Minas. Durante o evento, haverá ainda o lançamento de dois livros: Imigração Haitiana no Brasil, que tem a professora Maria da Consolação como uma das autoras, e Brasileiros em Portugal, de Romerito Valeriano da Silva.

Na sexta, dia 2, as atividades serão realizadas na sala de multiuso do prédio 43, com início às 19h, e, no sábado, dia 3, no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40), com início às 8h. A mesa-redonda, após a solenidade de abertura, será sobre Migração Internacional: pesquisa, política pública e intervenção, com a professora Roberta Guimarães Peres, do Observatório das Migrações de São Paulo; Paulo Illes, coordenador de Políticas para Migrantes, da Prefeitura de São Paulo; e padre Paolo Parise, da Missão Paz.

Promovido pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão Direitos Sociais e Migração (Gipe-DSM), do Departamento de Serviço Social, e pelo Grupo de Estudos Distribuição Espacial da População (Gedep), do Programa de Pós-graduação em Geografia – Tratamento da Informação Espacial, o evento é coordenado pelos professores Duval Fernandes e pela professora Maria da Consolação Gomes de Castro, coordenadora do Curso de Serviço Social, no Campus Coração Eucarístico. Os dois pesquisadores desenvolvem pesquisas relacionadas à imigração apoiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas gerais (FAPEMIG).

 

 

Mais informações: (31) 3319-4257.