Aplicativo vence concurso internacional

Compartilhe



 

 

O aplicativo Comunicação por Símbolos, desenvolvido para favorecer a comunicação de pacientes que tiveram alguma lesão neurológica (AVC, traumatismo craniano), doenças neurodegenerativas e transtornos do desenvolvimento, foi o vencedor da categoria Produtos disponíveis para o mercado do Concurso ITU - Samsung Electronics de aplicativos móveis para a acessibilidade. O App foi desenvolvido pela empresa Toledo e Magalhães Tecnologia da Informação, em parceria com a fonoaudióloga Bárbara Ferreira Alves, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) através do Programa de Apoio à Inovação Tecnológica em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (TECNOVA).

Concurso

Promovido pela Samsung e a União Internacional de Telecomunicações (ITU) em toda América Latina e Caribe, o concurso selecionou e premiou os aplicativos móveis que podem ser usados para beneficiar pessoas com deficiência, de forma que elas tenham mais inserção e interação social, conforto e qualidade de vida.  A comissão julgadora do concurso foi constituída por representantes da ITU, da Samsung e por especialistas de áreas relativas a produtos e serviços móveis, bem como representantes de organizações de apoio às pessoas com deficiência e outros convidados especiais dos países da América Latina e Caribe.

Projeto

O projeto APPs Fono–Educa, coordenado por Alexandre Magalhães, tem como objetivo o desenvolvimento de aplicativos móveis, voltados para a área da saúde e educação, que contribuam para reabilitação de pessoas com distúrbios de linguagem e que auxiliem no processo de ensino aprendizagem. Objetiva-se também aumentar a competitividade da empresa focando suas atividades no desenvolvimento de soluções inovadoras em aplicativos móveis para as áreas acima citadas. Sendo assim, o coordenador da proposta tem trabalhado no desenvolvimento de dez aplicativos para reabilitação dos distúrbios de linguagem (leitura, escrita, fala, motricidade oral e audição) e para o processo de ensino aprendizagem. Um dos aplicativos é o Comunicação por Simbolos que foi o vencedor do concurso internacional.

 


Aplicativo

O App consiste em imagens e áudio, envolvendo sentimentos, necessidades básicas, situações do cotidiano entre outras. O objetivo principal é propiciar a comunicação, sendo que habilita e reabilita a capacidade de compreensão e emissão, melhorando assim a qualidade de vida de muitos pacientes e facilitando a convivência com os familiares e outras pessoas.



Baixe o App para Android e IOS