Chamada Universal garante mais recursos para pesquisas

Compartilhe



 

Universal

 


O novo ano chega com uma boa notícia para pesquisadores de todas as áreas de conhecimento: a chamada de Demanda Universal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) vai distribuir mais recursos em 2017: R$26 milhões. Em um contexto de crise, a Fundação busca justamente alocar recursos capazes de impactar a sociedade de maneira ampla e plural.

 

O Programa de Demanda Universal foi um dos primeiros a serem criados pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs). O nome Demanda Universal se dá justamente por ele apoiar pesquisas em todas as áreas do conhecimento. Essa modalidade atende às necessidades de todos os pesquisadores, independente das áreas de atuação. A chamada é considerada uma ferramenta criada para incentivar a pluralidade científica, a fixação e a atração de pesquisadores para o Estado.

 

Na FAPEMIG, essa chamada foi criada oficialmente em 2001, com o nome de “Demanda Espontânea”. O nome foi modificado com os anos, mas os objetivos e resultados esperados permanecem os mesmos. Diversas pesquisas já foram desenvolvidas com recursos da chamada Universal. Por meio do incentivo, a pesquisadora Nadja Lappsnn Botti, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), desenvolveu um software educativo que auxilia a formação de estudantes e profissionais que lidam com os desafios da saúde mental.

 

Aqui na capital, os pesquisadores Fabrício Rodrigues dos Santos e Anderson Vieira Chaves, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), investigam a dinâmica populacional histórica de aves restritas aos topos de montanha para prever alterações de distribuição com as oscilações climáticas. Um pouco mais ao Sul do Estado, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), o pesquisador João Paulo Viana Leite desenvolveu estudo com o apoio da Chamada Universal que pesquisa as propriedades antitumorais de plantas da Mata Atlântica.

 

Para o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, aumentar o aporte da chamada Universal é uma forma de contribuir para que pesquisas como essas continuem sendo desenvolvidas. “Mais pesquisadores podem ter recursos para levar seus estudos adiante. Ganha a universidade, o pesquisador e a sociedade, que se beneficia direta ou indiretamente dessas pesquisas”, avalia.

 

Quem desejar submeter propostas para Chamada Universal deve enviar a proposta eletronicamente até as 17h do dia 20 de março de 2017.

 

Confira a chamada completa aqui.

 

Outras informações podem ser obtidas com a Central de Informações da FAPEMIG pelo e-mail ci@fapemig.br