Livro sobre biotecnologia aplicada à agroindústria está disponível na internet

Compartilhe



livro

Está disponível para download o livro Biotecnologia aplicada a Agro&Indústria – fundamentos e aplicações, composto de artigos de mais de 120 pesquisadores. A publicação recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)

 

Com 1.069 páginas e 27 capítulos, a obra é estruturada em seis eixos principais: Novos fármacos/quimiometria e modelagem molecular, Síntese de peptídeos, Produção de bioaditivos, Caracterização de proteínas e aplicações na indústria, Genética para melhoramento de plantas e Aplicações diversas para a indústria.

 

De acordo com o organizador do volume, professor Rodrigo Ribeiro Resende, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, a intenção foi reunir, “em uma obra didática, sucinta e objetiva, os fatos mais recentes da literatura e os conhecimentos clássicos do tema”.

 

Segundo ele, o material pode ser usado por alunos de graduação e de pós-graduação e por profissionais que pretendem "se iniciar na área de biotecnologia, utilizando técnicas modernas e qualquer tipo de modelo celular". Desse modo, o livro pode ser visto como “um guia prático e simples para a bancada de experimentos complexos”.

 

Quarto volume de uma série sobre biotecnologia, a obra foi organizada com a colaboração dos professores Luiz Renato França, do Departamento de Morfologia do ICB da UFMG e atual diretor do Instituto Nacional de Pesquisa para a Amazônia (Inpa), e Carlos Ricardo Soccol, do Departamento de Biotecnologia da Universidade Federal do Paraná.

 

A ideia é que a publicação seja usada tanto por alunos de graduação como de pós-graduação e por profissionais que queiram se introduzir na área de biotecnologia utilizando técnicas modernas e qualquer tipo de modelo celular. Para isso, foi disponibilizado, em um tópico de cada capítulo, as metodologias e os procedimentos para a realização de experimentos. Um guia prático e simples para a bancada de experimentos complexos.