Para fortalecer a cadeia de mineração

Compartilhe

 

 



Foi realizado no dia 27 de março, no Centro de Inovação e Tecnologia Senai Fiemg(CIT), o Workshop de Instrução do Inova Mineral. O evento teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Finep. O objetivo do evento foi apresentar a cadeia de mineração, o edital Inova Mineral e orientar interessados sobre como preencher corretamente não apenas o formulário relacionado ao edital, mas também o Plano de Negócio necessário para pleitear os recursos. O edital trata-se de uma iniciativa conjunta da Finep e BNDES de fomento e seleção de planos de investimentos na área da mineração.

No total, serão disponibilizados tanto pela Finep quanto pelo BNDS recursos no valor total de R$ 1,18 bilhão, com previsão de R$220 milhões de recursos não reembolsáveis – subvenção econômica, cooperação ICT-Empresa, Funtec –, para a ação objetiva de selecionar Planos de Negócios de empresas brasileiras que contemplem temas comprometidos com as atividades de pesquisa, exploração e transformação mineral, insumos, máquinas e equipamentos, software e sistemas.

Na abertura do evento, o diretor do CIT, José Policarpo Gonçalves, falou de como Minas Gerais tem se destacado na área de Pesquisa, Inovação e Tecnologia. Ele salientou que, hoje, Belo Horizonte tem tudo paras se tornar a capital brasileira do conhecimento. Em uma imagem por satélite, mostrou a região do Bairro do Horto onde está situado o Centro de Inovação e Tecnologia Senai Fiemg, e todas as entidades que estão ao entorno dela como a FAPEMIG, Biominas, Cesem, Plug Minas dentre outras instituições. “Todas voltadas à pesquisa, inovação e tecnologia. Uma verdadeira Cidade do Conhecimento”, orgulhou-se o diretor.

Após a apresentação do diretor Policarpo, foi a vez de Rafael Senra e Tazzo Queiroz, ambos do departamento de Petróleo, Mineração e Siderurgia da Finep, iniciarem a apresentação sobre o Inova Mineral. Passo a passo e de maneira bem didática, foram mostrando os pontos de maior importância do edital e respondendo a dúvidas de uma plateia de cerca de 60 pessoas pertencentes à cadeia de mineração.

De acordo com Rafael Senra, o objetivo do Edital Inova Mineral é fomentar projetos de inovação dentro da cadeia mineral para que empresas possam melhorar sua produtividade e se tornarem mais competitivas. “Queremos instigar os problemas do setor de transformação mineral com esse edital”. Segundo ele, é importante fazer workshops como o realizado em Belo Horizonte para que as pessoas possam tirar as dúvidas da melhor forma. “Esse é o terceiro evento que realizamos em Minas. A receptividade sempre  foi muito boa e espero ter esclarecido as dúvidas que surgiram”, observa.

Os profissionais da Finep destacarem que o Inova Mineral tem por objetivo selecionar Planos de Negócios de empresas brasileiras dentro das seguintes linhas temáticas:

1. Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia e Produtos com Foco em Minerais Estratégicos “Portadores de Futuro”; Cobalto, Grafita, Lítio, Metais do Grupo da Platina, Molibdênio, Nióbio, Silício (Grau Solar), Tálio, Tântalo, Terras Raras, Titânio e Vanádio.

2. Pesquisa, Desenvolvimento de Tecnologia e Produtos com Foco em Mineirais Estratégicos com Elevado Déficit Comercial: Fosfato e Potássio.

3. Pesquisa, Desenvolvimento, Aprimoramento e Escalonamento de Tecnologias de Mineração.

4. Tecnologias e Processos para a Redução e Mitigação de Riscos e Impactos Ambientais.

5. Desenvolvimento e Produção Pioneira de Máquinas, Equipamentos, Softwares e Sistemas para a Mineração e Transformação Mineral.

Veja o edital aqui.