Automatização e diversas tecnologias serão temas do Pint of Science

Compartilhe



 

Odisseia

A automatização está em tudo: na indústria, na internet e até no sistema financeiro. Os robôs já executam boa parte do trabalho que é desenvolvido em diversos setores da economia. O impacto disso na sociedade e a percepção do ser humano sobre diferentes tecnologias será assunto da mesa Automatização de tudo: Big Data, Machine Learning, Internet das Coisas e Internet Preditiva, que será apresentada no dia 16 de maio, durante o Pint of Science, no café do MMGerdau.

Os pesquisadores Nívio Ziviani (UFMG) e Eduardo Barrere (UFJF) vão propor uma abordagem realista do tema, que extrapole a visão cinematográfica que a maior parte das pessoas construiu com base em filmes como Matrix, O Exterminador do Futuro e 2001: Uma Odisséia no Espaço.

 

Sobre o Pint of Science

O evento foi criado em 2013, na Inglaterra, por estudantes de pós-graduação, e é uma tentativa de aproximar a sociedade de temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

 

 

Mini currículo dos pesquisadores

 

Eduardo Barrere

Graduado em Ciência da Computação – UFSCar, mestre em Ciência da Computação - UFSCar e Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação - COPPE/UFRJ. Professor adjunto IV da Universidade Federal de Juiz de Fora. Responsável pelo Laboratório de Aplicações e Inovação em Computação (LApIC) da UFJF. Desenvolve pesquisas nas áreas de tecnologias para EaD e Multimídia. Avaliador da SERES / MEC. Professor permanente dos programas de pós-graduação da UFJF em Educação Matemática (Profissionalizante) e Ciência da Computação (Acadêmico).

Nívio Ziviani

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutor em Ciência da Computação - University of Waterloo. É professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e Presidente do Conselho de Tecnologia da Kunumi. Na UFMG, coordena o Laboratório para Tratamento da Informação (LATIN). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, membro da Ordem Nacional do Mérito Científico na classe Comendador, tendo recebido o prêmio Mérito Científico 2011 da Sociedade Brasileira de Computação. É co-fundador da Miner Technology Group, vendida para o Grupo Folha / UOL em junho de 1999, Akwan Information Technologies, vendida para a Google Inc. em julho de 2005, Zunnit Technologies (2009), Neemu Technologies (2010) e Kunumi (2016). É autor do livro Projeto de Algoritmos e atua nas áreas de algoritmos, recuperação de informação, sistemas de recomendação, compressão de textos, aprendizagem de máquina e áreas relacionadas.

 

Outras informações podem ser obtidas com a Central de Informações da FAPEMIG pelo e-mail ci@fapemig.br