Workshop apresenta edital para aviação

Compartilhe

No próximo dia 17 de maio, será realizado, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), um Workshop sobre o edital 06/2017 de Fomento à Aviação. A chamada, uma parceria entre a Fundação e a Embraer, prevê apoio de até R$ 1 milhão para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias alinhadas ao setor aeronáutico e da sociedade como um todo.

O objetivo do Workshop é possibilitar aos interessados tirar as dúvidas que frequentemente aparecem no período da inscrição. A programação do Workshop, que vai de 9h às 12h, contempla uma abertura com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, explanação sobre a chamada, apresentação institucional sobre a Embraer e um espaço para dúvidas e respostas.

Na parte da tarde (14h às 17h), após o Workshop, serão realizadas visitas técnicas ao Centro de Engenharia e Tecnologia da Embraer, localizado nas instalações do Centro de Inovação e Tecnologia - CIT - do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), situado ao lado da FAPEMIG.

As inscrições tanto para o Workshop quanto para a visita técnica à Embraer já estão abertas e podem ser realizadas por aqui. Importante salientar que as visitas técnicas à Embraer serão limitadas aos 40 primeiros inscritos.

Apoio à aviação
Em relação ao edital, o apoio financeiro está relacionado às seguintes linhas temáticas:

o Avaliação experimental de arquiteturas de propulsão híbrido-elétrica com possibilidade de variação do grau de hibridização e capacidade de regeneração de energia elétrica.

o Desenvolvimento e avaliação de um sistema de controle propulsivo integrado voltado para sistemas de propulsão híbrida em aeronaves.

o Estudo, especificação e avaliação experimental de uso de células fotovoltaicas para geração de energia em aeronaves.

o Estudo, especificação e avaliação experimental de um sistema de aeronave remotamente pilotada (SARP).

o Estudo, especificação e avaliação experimental de Estruturas Multifuncionais visando pelo menos um dos seguintes itens: atenuação térmica, acústica ou vibração; mudança de forma e materiais estruturais com mudança de fase para fins de controle térmico.

 As submissões deverão ser feitas, por meio do sistema Everest, até 17h do dia 23 de junho de 2017. Dúvidas sobre a chamada podem ser esclarecidas com a Central de Informações pelo e-mail ci@fapemig.br

 

Téo Scalioni