Um outro olhar sobre o bar

Compartilhe



 

Cantina do Lucas - Pint of Science

 

Um prédio construído em 1957, uma cantina tradicional da cidade, dois cientistas dispostos a falar sobre matemática e música e um público eclético. Esse foi o cenário da primeira noite do Pint of Science na Cantina do Lucas, que reuniu mais de cem pessoas no bar localizado no Edifício Maletta, área central da capital mineira.

O estudante de Engenharia Elétrica da UFMG Gustavo Reis ficou sabendo do evento pelas mídias sociais e convidou o amigo Gustavo Ferreira para participar. Foi justamente a matemática que levou os dois ao bar no dia 15 de maio. “Viemos pela primeira vez e estamos super abertos para aproveitar ao máximo o que os pesquisadores puderem compartilhar conosco”, disse Reis.

Muitas pessoas foram ao bar para entender um pouco sobre como a música e a matemática podem estar interligadas no cotidiano de qualquer um, sendo ele cientista ou não. Para Gilmer Jacinto Peres, professor de matemática do Cefet-MG que fez a primeira apresentação, é interessante destacar as aplicações da matemática no cotidiano das pessoas. “No bar as pessoas usam muito a matemática, mas se esquecem disso. No fundo, elas pensam que não sabem usá-la, é preciso trazer isso para o dia a dia, como algo natural”, acredita.

O músico Alfredo Ribeiro usou um artigo científico baseado na análise de quatro músicos distintos para mostrar por meio de estudos matemáticos como cada um deles interpretava a mesma música. “Com o auxílio da pesquisa, foi possível não apenas identificar esses traços, mas entender como a personalidade de cada um influenciava a execução da peça. A partir disso até técnicas de gravação podem ser aperfeiçoadas”, explica.

Ao final das apresentações, o público fez perguntas e interagiu com os cientistas. Para um ambiente com um público tão diverso, a mensagem da noite suscitou à necessidade de lançar um novo olhar sobre o bar, mostrando que qualquer ambiente pode se tornar um espaço de troca, de debate e de compartilhamento do conhecimento.

 

Ainda dá tempo de participar, confira a programação dos dias 16 e 17 de maio!

 

Programação