PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE UM MATERIAL SOLÚVEL DE NIÓBIO

IDENTIFICADOR: 285 | DATA: 05-03-2021
3565

SETOR ECONÔMICO:

Indústria Química


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Não são grandes os números de materiais solúveis em água que contenham nióbio em sua composição . Portanto, a presente invenção se trata de um material em que o elemento nióbio é o único metal na sua composição que, além do material ter a capacidade de formar íons de nióbio solúveis em água em uma faixa de pH mais ampla do que o oxalato amoniacal de nióbio, produto utilizado atualmente. Esses íons podem atuar, por exemplo, como catalisador ou como precursor na síntese de outros tipos de catalisadores.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

Desenvolveu-se um material composto por ácido fosforoso e fosfato de nióbio III que apresenta solubilidade em água em uma faixa de pH mais ampla do que o oxalato amoniacal de nióbio.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

Técnica de sintetização simples; o material, dependendo do tratamento no método de síntese, pode ser um sólido ou líquido à temperatura ambiente o que facilita o armazenamento e/ou logística de transporte; solubilidade em água e em faixa de pH maior do que o atual produto, o oxalato de nióbio. Possui apenas o nióbio como único elemento metálico na sua composição.


POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

Catalisadores e/ou precursor de catalisadores utilizados em indústrias químicas e de petróleo.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2020 000446-8


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFTM: nit@uftm.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.