SISTEMA DE IMPLANTE PARA FIXAÇÃO DE FRATURAS ÓSSEAS (SISTEMA PLATE-NAIL)

IDENTIFICADOR: 344 | DATA: 21-07-2021
2598

SETOR ECONÔMICO:

Equipamentos Laboratoriais e Hospitalares


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

A tecnologia foi elaborada para neutralizar de forma eficaz e precoce as forças que atuam na desestabilização das fraturas.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

O método associa duas importantes modalidades de fixação óssea em um único sistema originalmente desenvolvido, caracterizado pela utilização de uma haste intramedular bloqueada associada a uma placa óssea, denominado sistema Plate-Nail. A haste é introduzida no canal medular e possui orifícios que ficam localizados proximal e distalmente ao foco da fratura. A placa possui orifícios proximais e distais que coincidem com os orifícios da haste intramedular. Utilizando-se um guia de perfuração, parafusos de alcance bicortical são inseridos nesses orifícios e fixam a placa ao osso enquanto bloqueiam a haste intramedular. A placa possui, ainda, orifícios intermediários que possibilitam a utilização de parafusos monocorticais.


VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

O sistema proporciona elevado grau de estabilidade no foco da fratura e promove uma fixação óssea rígida sem permitir a fadiga do implante. O método se destaca pela excelente capacidade de fixar fraturas complexas na diáfise de ossos longos, favorecendo o processo de consolidação óssea.


POTENCIAIS E PLICAÇÕES:

Fixação de fraturas complexas, tanto em animais quanto em humanos.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Patente concedida.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

PI 0902631-2


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

nintec@ufla.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente na íntegra aqui.