SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS EM TEMPO REAL BASEADO EM INTERNET DAS COISAS

IDENTIFICADOR: 363 | DATA: 22-07-2021
2198

SETOR ECONÔMICO:

Agronegócio

Software e Tecnologia da Informação


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Falta de automatização em maquinários agrícolas e propriedade rurais.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

A invenção refere-se a um sistema eletrônico embarcado modular para máquinas agrícolas, capaz de coletar dados sobre o funcionamento do conjunto motomecanizado por meio de sensores específicos para cada parâmetro, de exibir informações para o operador do maquinário em tempo real e de trocar informações com o gestor da propriedade rural. Refere-se também à infraestrutura de uma rede sem fio capaz de integrar o maquinário agrícola à sede da propriedade rural e a um servidor remoto.


VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

Dentre as vantagens do sistema proposto, destacam-se o controle que o operador exerce sobre o maquinário, por visualizar seu funcionamento; o conforto, por ter em mãos as variáveis necessárias referentes ao maquinário; e o poder de gestão do proprietário, por visualizar todos os processos em execução na propriedade, podendo estar em qualquer lugar do mundo com conexão à Internet.


POTENCIAIS E PLICAÇÕES:

A invenção é aplicável em tratores novos, antigos ou de baixo custo que não possuem quaisquer sistemas de monitoramento. Assim, o sistema proposto independe de tecnologias pré-existentes no maquinário agrícola. Considera ainda a possibilidade de não haver qualquer tipo de rede de telecomunicações nas propriedades rurais.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Pedido de patente em andamento no INPI.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REY - UFSJ

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2020 009977 9


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

nintec@ufla.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente na íntegra aqui.