PROCESSO DE OBTENÇÃO DE NANOCOMPÓSITO DO COPOLÍMERO POLIMETACRILATO DE METILA-CO-DIMETILACRILAMIDA COM NANOPARTÍCULAS DE PRATA EM ETAPA ÚNICA E USOS

IDENTIFICADOR: 369 | DATA: 23-07-2021
2943

SETOR ECONÔMICO:

Outros

Alimentos e Bebidas

Brinquedos

Recreação e Produtos Esportivos

Embalagens

Farmacêutico

Pesquisa Médica

Serviços de Saúde

Têxtil


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Nossa tecnologia tem como principal objetivo reduzir os casos de infecções hospitalares devido ao uso de dispositivos médicos. O desafio é conseguir implementar nossa tecnologia, visto que ainda não temos uma empresa disposta a realizar os testes clínicos para utilização do produto como revestimento para dispositivos médicos, visando a inibição da formação de biofilme microbiano em suas superfícies.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

A presente invenção trata-se da síntese do copolímero polimetacrilato de metila-co-dimetilacrilamida e nanopartículas de prata no mesmo meio reacional e utilizando o mesmo reagente (Irgacure 2959) como iniciador da cadeia polimérica e agente redutor de nitrato de prata.


VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

Este produto tem como finalidade revestir superfícies, como por exemplo, dispositivos de uso médico (sondas, cateteres, tubos endotraqueais, válvulas cardíacas), visando a inibição da formação de biofilme microbiano e, consequentemente, reduzindo casos de infecções hospitalares, bem como taxas de mortalidade.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Patente Depositada.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2020 012983-0


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Saúde e bem-estar.


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

Núcleo de Inovação Tecnológica da UFOP: nite@ufop.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente na íntegra aqui.