ESTUDO DE VIGA METÁLICA DE ALTO DESEMPENHO COM DESVIOS DE TENSÕES DE TRAÇÃO E COMPRESSÃO (VADT)

IDENTIFICADOR: 375 | DATA: 23-07-2021
2367

SETOR ECONÔMICO:

Construção Civil

Engenharia


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Diante das poucas alternativas disponíveis no mercado como vigas para atender o mercado da construção civil, imaginou-se um elemento estrutural alternativo inspirado nas construções milenares dos arcos criados pelos etruscos. Durante o esforço de flexão em uma viga, surgem os esforços de tração e compressão. Assim, usa-se o modelo estrutural em arco para combater os esforços de compressão e, para absorver os esforços de tração usa-se o tirante. Para os dois elementos estruturais em questão usou-se os perfis de aço de seção tubular quadrada. Esse conjunto de elementos estruturais é suficiente e eficiente no combate dos momentos fletores a que está sujeita uma viga qualquer.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

Durante o esforço de flexão em uma viga, surgem os esforços de tração e compressão. Assim, usa-se o modelo estrutural em arco para combater os esforços de compressão e, para absorver os esforços de tração usa-se o tirante. Para os dois elementos estruturais em questão usou-se os perfis de aço de seção tubular quadrada.


VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

Esse conjunto de elementos estruturais é suficiente e eficiente no combate dos momentos fletores a que está sujeita uma viga qualquer.


POTENCIAIS E PLICAÇÕES:

Engenharia e Construção.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Patente Depositada.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2019 014177-8


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

Núcleo de Inovação Tecnológica da UFOP: nite@ufop.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente na íntegra aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=-aiuztTQVeE