NANOPARTÍCULAS CONSTITUÍDAS DE POLÍMERO FUNCIONAL, INCORPORADAS DE CANCOMICINA E REVESTIDAS COM ÁCIDO HIALURÔNICO PARA TRATAR INFECÇÕES BACTERIANAS

IDENTIFICADOR: 376 | DATA: 23-07-2021
2985

SETOR ECONÔMICO:

Fármacos

Pesquisa Médica


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

As nanopartículas são constituídas de DMPEI, um polímero funcional antibacteriano, e incorporadas de vancomicina, um fármaco que também possui atividade antibacteriana. Adicionalmente, estas nanopartículas são revestidas com ácido hialurônico, uma substância mucoadesiva. Sendo assim, quando em contato com mucosas infectadas, estas nanopartículas irão se aderir ao tecido, e atuar contra as bactérias por meio da vancomicina liberada e o polímero funcional, exercendo ação sinérgica anti-bacteriana. As nanopartículas desenvolvidas até o momento são constituídas de polímeros naturais ou sintéticos que não têm ação antibacteriana. Eles têm apenas a função constitutiva dos sistemas nanoparticulados.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

Nanopartículas mucoadesivas a base de polímero antibacteriano e incorporadas de fármaco antibacteriano para tratar sinergicamente a infecção bacteriana local.


VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

Desenvolvimento de nanopartículas constituídas de polímero funcional anti-bacteriano que liberam de forma controlada e prolongada a vancomicina, um fármaco anti-bacteriana, que foram revestidas com ácido hialurônico, uma substância mucoadesiva. Sendo assim, como as naopartículas estarão associadas à mucosa, elas poderão liberar o fármaco de forma controlada e prolongada no local de ação, além de garantir o efeito sinérgico anti-bacteriano devido à presença do polímero funcional.


POTENCIAIS E PLICAÇÕES:

Saúde, Bem Estar, Farmacêutico, Cosméticos.


ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Patente Publicada.


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2019 005567-7


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

Núcleo de Inovação Tecnológica da UFOP: nite@ufop.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente na íntegra aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=DbxCxZpZPZU