SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS POR MEIO DE MODULAÇÃO LUMINOSA

IDENTIFICADOR: 385 | DATA: 09-08-2021
3771

SETOR ECONÔMICO:

Elétrico e Eletroeletrônicos

Microeletrônica

Software e Tecnologia da Informação


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Comunicação de dados em ambiente interno, como residências, estabelecimentos comerciais e indústrias que pode se dar para fins de comunicação sem fio de funcionalidades entre equipamentos (de maneira unidirecional ou bidirecional) ou para transmissão de sinal de internet em ambiente confinado.


SOLUÇÃO APRESENTADA:

A invenção consiste em um Sistema de Comunicação de Dados que adota a faixa espectral de luz visível para transmitir informações digitais empregando uma codificação baseada em pacotes de frequência pré-definidas a ser utilizada no campo da Engenharia Elétrica, em especial em Telecomunicações e Sistemas de Iluminação de Estado Sólido, podendo ser adotada na indústria de iluminação ou telecomunicações.


PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

Oferece uma alternativa às técnicas de comunicação de dados em ambientes internos e confinados, propiciando a transmissão de pacotes de informação digitais por meio de frequências codificadas do sinal luminoso. A coexistência da modulação do sinal para fins de envio da informação não impacta, de forma alguma, a tarefa primeira da fonte de luz, que é iluminar o ambiente, nem prejudica a funcionalidade de controle do nível de iluminação.


TITULARES:

Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF


NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2020 006494 0


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

pc.critt@ufjf.edu.br


LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente de invenção na íntegra aqui.