AedesMap

IDENTIFICADOR: 515 | DATA: 28-01-2022
3063

SETOR ECONÔMICO:

Software e Tecnologia da Informação


PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Objetivo do programa: controle epidemiológico das doenças Zica, Dengue e Chicungunya e de seu vetor (mosquito Aedes aegypti).

Problemas/demandas: O controle e prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti perpassa pelo levantamento dos pontos de infestação do mosquito, assim como dos doentes. Entretanto, para que tais dados forneçam informações mais úteis para o controle epidemiológico, faz-se necessário que os mesmos sejam pontuados em mapas, e que sejam tratados, como em mapas de calor, que possibilitam uma melhor visualização do espalhamento da doença. Nesse contexto, o uso de mobiles traz grandes facilidades na obtenção desses dados e contribuições para a saúde pública.

 

SOLUÇÃO APRESENTADA:

Basicamente, é um aplicativo para dispositivos móveis com Android, caracterizando-se como um Sistema de Informações Georreferenciadas (SIG) com a função de criar mapas colaborativos dos pontos que apresentam doentes (Zica, Dengue, Chicungunya) ou focos de mosquito A. Aegypti. A partir dos pontos inseridos por agentes de saúde ou própria população, o sistema cria mapas de pontos, a partir dos quais é possível gerar mapas de calor que permitem a visualização do espalhamento das doenças, com obserção das áreas mais quentes, que correspondem à maior concentração de pontos, o que gera uma importante informação para o controle epidemiológico. Destaca-se que os dados são enviados para um servidor web, que armazena os pontos inseridos para que qualquer usuário que abra o sistema tenha acesso aos mesmos.

 

PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

O aplicativo apresente maior usabilidade, com destaque para a navegabilidade no sistema. Além disso, inserção de múltiplas doenças (Zica, Dengue e Chicungunya), além dos focos do mosquito. Há o diferencial do filtro de tempo, no modo ação rápida na própria tela (botão que seleciona última semana, mês, 3 meses ou ano) e funcionalidade no menu para datas específicas.

Sistema de legendas interativas no próprio mapa, que permite o usuário selecionar rapidamente o tipo de marcador.

O maior diferencial de todos está na geração de mapas de calor. A partir dos dados inseridos no sistema, geram-se mapas de calor, por doença (ou agrupamento de doenças) e do vetor (mosquito). Esse tipo de mapa é de extrema importância no controle epidemiológico.

 

POTENCIAIS E APLICAÇÕES:

Controle epidemiológico de doenças transmitidas pelo Aeds aegypti, uso de sistemas georeferenciados e geração de mapas de calor.

Público alvo: uso geral pela população para inserção e visualização dos pontos com vetores e doentes, assim como por secretarias de saúde.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Contato:

Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas - I9/UNIFAL-MG

E-mail: inovacao@unifal-mg.edu.br

Telefone:(35) 3701-1983


TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL

 

NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 51 2018 000358-3

 

INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

inovacao@unifal-mg.edu.br

 

LINKS ÚTEIS:

Acesse o registro do programa de computador na íntegra aqui.