Laboratório Multiusuário de Computação Científica (LCC)

IDENTIFICADOR: 571 | DATA: 20-03-2024
402

BREVE DESCRIÇÃO:

O LCC é um órgão complementar da UFMG com função de oferecer suporte em Computação Científica de Alto Desempenho aos grupos de pesquisa, programas de pós-graduação e ocasionalmente projeto de extensão da comunidade. Sua equipe composta de três analistas, dois técnicos e três funcionários TAE tem oferecido suporte à comunidade da UFMG mas também tem atuado como Centro Nacional De Processamento de Alto Desempenho de Minas Gerais (CENAPAD-MG) dando suporte a instituições de ensino e pesquisa de Minas Gerais e também da região Centro-Oeste. Seu principal supercomputador veredas foi restaurado com apoio de projeto FINEP SOS-Equipamentos, o LCC adicionou a ele 16 unidades de processamento acelerado por GPU, mas foi aprovado um novo supercomputador em consórcio com outros quatro CENAPADs (RS, RJ, MG, RN, CE) no valor de 10 milhões de reais para cada centro, na chamada "Acordos de Cooperação / MCTIC/CGI - Cooperação Científica e Tecnológica entre FAPESP e MCTIC (2022)" a operar no final de 2024 também como equipamento multiusuário, modernizando assim as instalações do LCC CENAPAD-MG. O laboratório é credenciado no PNIPE (FINEP).


PRINCIPAIS TÉCNICAS:

O LCC oferta computação científica de alto desempenho para quaisquer usuários da UFMG, incluindo computação sequencial, paralela, bases de dados, portal de aplicações web, programa de extensão requerendo computação de alto desempenho, suporte a abertura de contas no supercomputador Santos Dumont, e quando atua como CENAPAD-MG estende esses serviços a instituições de ensino e pesquisa de Minas Gerais e do centro-oeste, em atuação combinada com outros CENAPADs. O LCC é um laboratório eminentemente multiusuário e como órgão complementar da UFMG apoia todos os seus grupos de pesquisa.


PRINCIPAIS SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS:

Instalação de programas, disponibilização de supercomputador para execução de quaisquer tipos de análise, recentemente dando suporte a simulações de dinâmica molecular e criação de redes de inteligência artificial por meio de servidores acelerados por GPU que adicionou à sua infraestrutura. Também tem um importante papel na hospedagem de servidores computacionais de grupos de pesquisa que necessitem de suporte de analistas, logístico, energia e refrigeração contínuas. O LCC está desenvolvendo e ofertando em breve apoio a educação em computação científica por meio de acesso a máquinas virtuais gerenciadas por "Jupyter Notebook" potencializando oferta de workshops e disciplinas a partir de salas de computação simples. O LCC possui um programa de extensão aberto a grupos de alunos e professores que queiram oferecer serviços de análise a terceiros, coordenando as atividades de remuneração por serviço prestado. O LCC oferece suporte técnico a outras unidades com apoio à computação científica, com sua equipe de analistas e técnicos. O LCC disponibiliza sala de videoconferência e organiza o LCC-PODCASTS para divulgação científica.


LISTAGEM DAS INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS:

Supercomputador "veredas" com 648 núcleos de cálculo, servidores de armazenamento de dados de 248 Terabytes totais, sistema LACE "LCC Accelerated Computing Environment" com 18 servidores computacionais acelerados por GPU para simulações de dinâmica molecular e inteligência artificial. Todos os sistemas utilizando credenciais do sistema Minha UFMG ou acesso por CPF, para segurança e facilidade e presteza no credenciamento de novos usuários. O LCC também tem servidores portais de serviços web onde as sessões são abertas por acesso com as credenciais da confederação CAFé da RNP, similar do acesso ao sistema Periódicos Capes, de forma que todos os usuários das instituições participantes tem acesso garantido. O LCC tem uma sala de videoconferências aberta aos usuários para realização de defesas, cursos à distância, e podcasts apoiados pela equipe local para sua organização, execução e cortes.


NOME DA INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL PELA GESTÃO DO SISTEMA MULTIUSUÁRIO:

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG


SETOR/DEPARTAMENTO/LABORATÓRIO DA INSTITUIÇÃO NO QUAL ESTÁ VINCULADO O SISTEMA MULTIUSUÁRIO:

Laboratório Multiusuário de Computação Científica LCC, órgão suplementar da UFMG.


ENDEREÇO DO SISTEMA MULTIUSUÁRIO:

Laboratório Multiusuário de Computação Científica (LCC),  sala 2040 - Prédio do ICEx

Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha | Belo Horizonte - MG - 31270-901


INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

José Miguel Ortega - Diretor

miguel@ufmg.br

(31) 3409-4909


WEBSITE DO SISTEMA MULIUSUÁRIO:

https://www.lcc.ufmg.br/


LINKS ÚTEIS:

https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/7588