Onofre Batista assume como membro do Conselho Curador da FAPEMIG

Tatiana Nepomuceno - 14-02-2019
5336

O professor de Direito, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Onofre Alves Batista Júnior, é apresentado hoje (14), como o novo membro do Conselho Curador da FAPEMIG. Ele foi indicado, no final de 2018, para ocupar a vaga destinada a “pessoas de ilibada reputação, grande experiência e saber científico e tecnológico reconhecidos”, conforme os critérios estabelecidos no estatuto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Esta vaga foi anteriormente ocupada pelo ex-ministro de CT&I, Clélio Campolina. Para Onofre, “é uma honra muito grande ser escolhido para integrar o Conselho Curador”, declara.

Ele destaca o papel fundamental que a FAPEMIG exerce para o desenvolvimento do Estado e alerta sobre a necessidade de buscar alternativas para reverter a “espiral da aniquilação” no qual a CT&I está envolvida.  “O caminho que o Estado vem trilhando com relação à pesquisa é errante e este caminho nos coloca em um ciclo vicioso: falta recurso para pesquisa e se falta recurso não há pesquisa e isto gera estagnação.  Esta espiral deve ser modificada e é preciso haver alternativas para reverter este caminho e é neste sentido que o papel da FAPEMIG é fundamental”, conclui. 

Professor da UFMG, Onofre Batista Júnior, é natural de Belo Horizonte, nasceu em 1962. Graduou em Direito em 1996, pela Faculdade Milton Campos, também é bacharel em Engenharia Civil (1984) e Administração (1988) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Catedrático, seu currículo conta com Pós-Doutorado em Direito (Democracia e Direitos Humanos) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, e Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. 


Sobre o Conselho Curador

O Conselho Curador é o órgão colegiado de deliberação superior e de formulação de diretrizes da FAPEMIG. Formado por 12 membros, os conselheiros têm mandato de quatro anos, sem possibilidade de recondução. Quem preside, atualmente, o Conselho Curador da FAPEMIG é o ex-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), João dos Reis Canela.