Evento reúne membros das Câmaras da FAPEMIG

Tuany Alves - 11-04-2019
4984

Foto: acervo FAPEMIG

A Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEMIG) realizou nesta quarta-feira, 10, o V Encontro Anual das Câmaras de Assessoramento. Além dos membros das Câmaras, que integram diversas instituições de ensino e pesquisa, o evento contou com a participação do Secretário do Estado de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) Manoel Vitor de Mendonça Filho.

A reunião, realizada todo início de ano, teve como objetivo alinhar e definir as práticas de trabalho dos membros das Câmaras para 2019. Também foram apresentadas as mudanças que ocorreram ou estão em curso, como o lançamento do novo site

Outro tópico abordado pelos participantes durante o evento foi a importância da ciência mineira. O presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, destacou que sem a ciência não há futuro. “Nós desenvolvemos novos métodos, tecnologias. Podemos ajudar!”.

Para o secretário Manoel Vitor de Mendonça Filho, uma possibilidade de fomento da ciência são as parcerias com empresas internacionais. Ele lembrou do grafeno, que está presente em Minas Gerais, e que já há empresas interessadas em estudá-lo. “Isso traz a oportunidade de avançar na pesquisa, movimentar o desenvolvimento econômico e usar os recursos que temos”, afirmou.  

A reunião contou ainda com a participação dos diretores da FAPEMIG: Paulo Beirão, ciência, tecnologia e inovação, e Thiago Borges, planejamento, gestão e finanças. Além do chefe do Departamento de Tecnologia Informação e Comunicação (DTIC), Flávio Belo e a chefe da Unidade de Monitoramento, Acompanhamento e Avaliação de Resultado (UMAR), Ingrid Machado.  


Melhorias na comunicação

Além do lançamento do novo site outras duas novidades, que buscam melhorar a comunicação com a comunidade científica, foram apresentadas. A primeira foi a implementação de um canal de atendimento online que já está em funcionamento e pode ser acessado aqui. De acordo com o representante do DTIC, Flávio Belo, a demanda por uma plataforma de atendimento ao público já era antiga na instituição. “Antes tudo era feito por telefone ou e-mail e agora, com a plataforma, há registros e protocolos do contato. Isso também facilitou a administração interna”, informou. 

A outra novidade é que em breve o Everest dará lugar ao sistema Evandro Mirra. O sistema homenageia o pesquisador Evandro Mirra e levará em conta todas as alterações já realizadas, como o novo manual e o Marco Legal. “Estamos alinhando e definindo os processos, para entregarmos um sistema que atenderá melhor tanto a FAPEMIG quanto a comunidade científica. Mas ainda não temos um prazo para a entrega”, destacou Belo.   


Câmaras de Assessoramento 

As Câmaras de Assessoramento são vinculadas à Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Seus membros são pesquisadores e profissionais de reconhecida experiência e conhecimento em sua área. Eles são os responsáveis pela análise, julgamento e recomendação dos projetos de pesquisa.

As Câmaras são organizadas por grandes áreas do conhecimento. Podem ser permanentes ou exclusivas – constituídas temporariamente para julgamento de projetos que demandem composição específica para avaliação.

Todas as Câmaras, bem como o nome dos seus participantes, podem ser vistos aqui.


Participaram da reunião o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, e o Secretário do Estado de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) Manoel Vitor de Mendonça Filho. Foto: Acervo FAPEMIG