FAPEMIG homenageia projetos destaque em Viçosa

Assessoria de Comunicação Social - 13-05-2025
191

Série Projetos Inspiradores chega à Universidade Federal de Viçosa no próximo dia 28 

Em maio, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) visitará a cidade de Viçosa (MG) dando continuidade à série “Projetos Inspiradores”. A iniciativa, que homenageia projetos de pesquisa pelo seu impacto positivo na sociedade, chegará ao campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) no dia 28 de maio. O evento ocorrerá no auditório da Biblioteca Central da UFV a partir das 14h.  

O evento propõe ser uma oportunidade de diálogo entre a FAPEMIG e a comunidade acadêmica contando com a presença da diretoria executiva da FAPEMIG, que apresentará oportunidades de fomento futuras. Além disso, contará com a presença ilustre do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Alvaro Prata. 

A FAPEMIG também realizará o anúncio da chamada 09/2025 Bolsas especiais de Iniciação Científica e Tecnológica nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (BIC STEM)

Projetos Inspiradores 

Parte da programação comemorativa dos 40 anos da FAPEMIG, a série “Projetos Inspiradores” destaca a importância da FAPEMIG para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais.  

Os eventos são abertos ao público e serão realizados em todas as regiões de Minas Gerais. Representando a Zona da Mata, o evento, em Viçosa, homenageará projetos que promoveram avanço no controle de pragas na agricultura, inovações em ciência animal e o papel dos ambientes promotores de inovação no desenvolvimento do nosso estado. 

A apresentação acontecerá em formato de mesa-redonda sendo composta pelos pesquisadores: Elizabeth Fontes (INCT Planta-Praga – UFV); Sebastião Valadares (INCT Ciência Animal – UFV); e Jucélia Maia (Tecnoparque/ UFV). 

Parceria e inspiração 

Segundo, Demetrius da Silva, reitor da UFV, “A FAPEMIG, nesses 40 anos de história, tem sido fundamental para o financiamento de projetos, bolsas e iniciativas que impactam diretamente a formação dos nossos estudantes e a produção do conhecimento com excelência”. 

O presidente da FAPEMIG, Carlos Arruda, explica que a UFV teve participação na iniciativa que culminou da fundação da FAPEMIEG há 40 anos. Seu trabalho segue relevante ao passo que “soube através dos anos acompanhar a evolução e o propósito compartilhado pela FAPEMIG de gerar ciência, tecnologia e inovação”. 

“Ao longo desses 40 anos, a FAPEMIG foi aprendendo com instituições como a UFV de que esse é o papel da ciência e da tecnologia - gerar impacto na sociedade”, explica Arruda. Para ele o evento, para além de uma celebração, convida a todos para a reflexão acerca do papel da ciência, tecnologia e inovação em Minas Gerais.