A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) publicou seu Relatório de Atividades com resultados referentes a 2024. O material é uma importante ferramenta de prestação de contas à sociedade acerca dos investimentos feitos na área de ciência, tecnologia e inovação em Minas Gerais.
Confira o relatório na íntegra.
A publicação destaca as principais realizações da Fundação em 2024, por meio de informações quantitativas e qualitativas que descrevem os programas e ações desenvolvidos, além das principais mudanças gerenciais que marcaram o período. No documento, as informações estão organizadas a partir das cinco linhas de fomento da FAPEMIG: Pesquisa, Capacitação de pessoas, Inovação e Tecnológica, Divulgação Científica e Ações Transversais.
Para o presidente da FAPEMIG, Carlos Arruda, o Relatório de Atividades é um instrumento fundamental para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Fundação. “Esse material destaca o trabalho que foi desenvolvido por toda a equipe da FAPEMIG em 2024 para que a ciência, a tecnologia e a inovação do Estado continuem avançando e sendo referência no país”, afirma.
Destaques
Um dos destaques foi o novo recorde orçamentário executado pela FAPEMIG: mais de R$531 milhões, cumprindo o 1% da receita orçamentária líquida do Estado, como assegura a Constituição Mineira.
Também foram publicadas 18 chamadas e três diretrizes, que resultaram na contratação de 885 novos projetos de pesquisa. Isso fez com que 120 instituições e empresas fossem beneficiadas, impactando mais de 220 municípios mineiros.
O relatório traz, ainda, os benefícios destinados aos bolsistas. Em 2024, foram concedidas mais de 8,5 mil bolsas a estudantes e pesquisadores, incluindo bolsas de formação e bolsas vinculadas a projetos de pesquisa, totalizando um investimento superior a R$ 100 milhões em capacitação.
O período também foi tempo de consolidar parcerias com instituições estratégicas. Além de chamadas direcionadas à interlocução entre universidades e empresas, em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), foram firmadas novas parcerias com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).