FAPEMIG celebra Dia Nacional da Ciência

Tatiana Nepomuceno - 04-07-2019
5195
Quer descobrir como funciona uma impressora 3D? Aprender a Língua dos Sinais em um jogo de cartas? Ou desvendar os mistérios do cubo mágico? No próximo dia 6 de julho (sábado) o Centro de Referência da Juventude, na praça da Estação, em Belo Horizonte, será palco de uma série de atividades de divulgação científica em comemoração ao Dia Nacional da Ciência, comemorado no dia 8 de julho. Gratuita e aberta ao público, em Belo Horizonte, a iniciativa é organizada pela Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC), e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). 

Na oportunidade, a FAPEMIG marcará presença com uma exposição comemorativa aos 20 anos do principal veículo de comunicação científica da Fundação: a revista Minas Faz Ciência. Todas as edições da revista, do primeiro número, de dezembro de 1999 ao mais recente, referente aos primeiros meses de 2019, estarão expostas e ao alcance do público. Será possível observar as modificações no projeto editorial da revista ao longo do tempo e, principalmente, os avanços científicos e tecnológicos destas duas últimas décadas. Uma linha do tempo ilustrará a evolução do Projeto Minas Faz Ciência, destacando os momentos mais importantes de seu percurso. 

Uma comunicação não verbal que acompanha o movimento do momento e reconstitui a história da revista Minas Faz Ciência. “Em seus 20 anos, a publicação contribuiu para o campo da divulgação científica no Estado e inspirou projetos semelhantes, que buscam tornar acessíveis, para toda a população, os resultados da CT&I. “, explica a diretora de redação, Vanessa Fagundes. “Por meio das reportagens que compõem as mais de 70 edições, é possível acompanhar, também, a história da ciência em Minas Gerais: projetos que tratavam de problemas emergentes, temáticas salientes a cada época, discussões e lutas da comunidade científica.”, finaliza. 

Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador
Duas leis, uma de 2001 (Lei: 10.221/2001) e outra de 2008 (Lei: 11.807/2008), instituíram, respectivamente, o dia 8 de julho como o Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador. A escolha da data foi uma homenagem à criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrida em 1948. A comemoração nacional é realizada pela própria SBPC, com atividades espalhadas por diversas cidades.

Serviço: Dia da Ciência com a FAPEMIG
Data: 06/07/2019
Local: Centro de Referência da Juventude, em Belo Horizonte.
Endereço: rua Guaicurus, nº 50, Centro.
Horário: 10h até 16h