Mudanças em Chamada FAPEMIG

Tatiana Nepomuceno - 12-08-2019
6023

Atenção! A Chamada Pública 200/2019 – Bolsa de incentivo à modernização e melhoria das metodologias e dos processos da FAPEMIG (disponível aqui) foi cancelada e substituída pela Chamada Pública 201/2019 (disponível aqui). O cancelamento foi necessário para inclusão de mudanças solicitadas pelo Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), em reunião realizada na última quinta-feira (8).

Candidatos que já haviam submetido propostas devem enviar novamente sua inscrição por meio do sistema Everest. Importante conferir as mudanças nos critérios de algumas modalidades de bolsas (ver abaixo). O novo prazo para submissão vai de 12 a 16 de agosto de 2019

Com o mesmo objetivo da Chamadas anterior, a iniciativa visa à contratação de 19 bolsistas para atuarem na Fundação. São diversas oportunidades oferecidas, em níveis de escolaridade distintos. Os selecionados irão desempenhar atividades relacionadas à modernização e à melhoria das metodologias e dos processos da FAPEMIG. 

Para concorrer, o candidato não pode ter vínculo empregatício ou ser beneficiário de qualquer outra bolsa. É necessário ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes, comprovando a experiência profissional e potencial para executar as atividades em CT&I. A bolsa é concedida pelo prazo de até 12 meses, admitindo-se a renovação por igual período. Os salários variam de R$1 mil a R$4,1 mil.

Sobre as principais mudanças

Dentre algumas das alterações inclusas na nova Chamada, destacam-se a obrigatoriedade do histórico escolar (para as bolsas de BDCTI nível IV e V); e do comprovante de experiência (para as bolsas BDCTI nível I, II, III, e V). Para comprovar a experiência profissional serão necessários obrigatoriamente dois documentos: comprovação em carteira profissional (para aqueles que trabalharam em setor privado) ou por ato institucional da entidade pública (comprovação oficial para aqueles que trabalharam em setor público), além de uma declaração do órgão onde trabalhou, dos períodos e atividades exercidas pelo candidato.

Outra alteração importante foi a relacionada as especificações contidas no Anexo I – Tabela com a descrição das vagas ofertadas na Chamada 201/2019. Nele, além das alterações com relação as especificações dos cargos, foram inseridos tanto os dias da semana para a realização das atividades, quanto o aporte financeiro disponibilizado para cada oportunidade. Merece destaque, também, as alterações realizadas no que tange aos prazos de inscrição, divulgação de resultados, interposição de recursos, dentre outros, disponíveis no cronograma.

Estas e demais alterações podem ser consultadas aqui. Em caso de dúvidas, informações, ou outros esclarecimentos encaminhe pelo link: https://fapemig.br/pt/envio-de-perguntas