Chamada apoia redes de compartilhamento de equipamentos e instalações

Tuany Alves - 23-09-2019
4910

Em um mundo cada vez mais conectado, iniciativas que buscam unir pessoas, grupos e instituições em prol de um objetivo em comum vem ganhando espaço. Nesse sentido, o compartilhamento de informações e/ou de equipamentos é uma forma de atingir feitos grandiosos. A fim de estimular tal compartilhamento, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) lançou hoje (23) a Chamada FAPEMIG 03/2019 – Programa de apoio a instalações multiusuários (Facilities): Apoio a redes de compartilhamento de equipamentos e instalações para pesquisa

A iniciativa busca apoiar o funcionamento de instalações multiusuários já existentes nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação no Estado de Minas Gerais (ICTs MG) e induzir o seu compartilhamento para o apoio a pesquisas em desenvolvimento. Além disso, tem o objetivo de reduzir o custo de uso e manutenção dessas infraestruturas e fomentar a cooperação interdisciplinar e/ou multidisciplinar entre os pesquisadores.

Destinada às ICTs de Minas Gerais, a Chamada prevê investimento da ordem de R$ 20 milhões. Além dos itens previstos no Manual da FAPEMIG, serão financiáveis, também, equipamentos de suporte, material de consumo, bolsas, despesas com importação, dentre outros.

Os interessados devem apresentar propostas, sob a forma de plano de compartilhamento da infraestrutura, por meio do sistema Everest até às dezessete horas do dia 24 de outubro de 2019.

A Chamada pode ser vista aqui.

Mais informações podem ser obtidas junto à Central de Informações da FAPEMIG pelo endereço: https://fapemig.br/pt/envio-de-perguntas/