Parceria com órgão italiano beneficia pesquisas conjuntas

Vitor Hugo Silva - 17-12-2019
4528

Com objetivo de incentivar a colaboração cientifica entre pesquisadores brasileiros e pesquisadores europeus, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Ministério de Assuntos Estrangeiros e Cooperação Internacional italiano (MAECI) lançaram a chamada CONFAP/MAECI 2019: Chamada Conjunta de Cooperação Cientifica e Tecnológica para Propostas Conjuntas de Projetos.

A FAPEMIG, como membro do Confap, aderiu à iniciativa. As diretrizes para solicitação de apoio à Fundação mineira foram publicadas em 16/12/19 e estão disponíveis aqui. Os recursos disponíveis para financiamento da iniciativa são da ordem de R$450 mil.

As propostas devem ser submetidas em umas das oito áreas de pesquisa prioritária: inteligência artificial, ciências básicas, doenças transmissíveis, geração distribuída de energia de fontes renováveis, nutrição e doenças metabólicas, agricultura de precisão, ciência espacial e produção sustentável e uso de minerais estratégicos. Apenas uma proposta será contratada, com prazo de execução de até 36 meses.

Os interessados terão até 18h59 do dia 24 de janeiro de 2020 para realizarem as submissões à FAPEMIG via sistema Everest. Vale lembrar que o formulário de inscrição deverá ser preenchido em português e todos os itens financiáveis deverão estar em reais.

A chamada, na íntegra, está no site do Confap. No caso de dúvidas sobre os requisitos específicos para propostas submetidas à FAPEMIG, a orientação é entrar em contato com a Central de Informações da Instituição: https://fapemig.br/pt/manuais/