Chamada oferece créditos para serviços de computação

Assessoria de Comunicação Social / CNPq - 07-02-2020
5809

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Amazon Web Service (AWS) lançam a Chamada CNPq/AWS Nº 032/2019 - Acesso às Plataformas de Computação em Nuvem da AWS (Cloud Credits for Research). A iniciativa é fruto do acordo assinado entre as duas instituições, em outubro de 2019 para oferecer a pesquisadores brasileiros a oportunidade de utilizar créditos promocionais da AWS em projetos científicos em diversas áreas que utilizam serviços de computação em nuvem. A iniciativa faz parte do Programa  AWS Cloud Credits for Research, conectando a AWS ao CNPq como parte do compromisso e investimento em educação e desenvolvimento tecnológico que a empresa realiza no país.


Quem pode participar?

Para apresentar a proposta é preciso:

· Possuir o título de Doutor;

· Ser coordenador do projeto;

· Ter vínculo com a instituição de execução da proposta;

· Ter currículo na Plataforma Lattes atualizado.


Como deve ser a proposta?

Os projetos de pesquisa devem seguir as seguintes linhas temáticas:

a) Linha Temática 01 - Tecnologia Aeroespacial;

b) Linha Temática 02 - Energias Renováveis;

c) Linha Temática 03 - Transformação Digital;

d) Linha Temática 04 - Biodiversidade;

e) Linha Temática 05 - Biotecnologia;

f) Linha Temática 06 - Mineração e Segurança de Barragens.

Além disso, as propostas precisam ser estruturadas no modelo apresentado no anexo da Chamada, descrevendo, entre outros itens, os serviços nas plataformas da AWS e demais serviços virtuais da AWS (disponíveis em https://aws.amazon.com/pt/products/) a serem utilizados no projeto de pesquisa e qual é o valor previsto de acordo com o simulador visto na AWS em https://calculator.s3.amazonaws.com/index.html


Quais benefícios os projetos selecionados receberão?

Os projetos contemplados receberão créditos promocionais da AWS para acesso e utilização das plataformas disponibilizadas na forma de computação em nuvem, incluindo a transmissão, recepção e segurança de dados inerentes aos serviços prestados pela AWS.

Esses créditos serão oferecidos por meio de “Voucher” no limite de US$ 15.000,00 (quinze mil dólares americanos) para cada projeto, a serem utilizados por um período de até 12 meses corridos a partir da data de aprovação do projeto.

Ao todo, a chamada prevê recursos no valor global de US$ 400.000,00 (quatrocentos mil dólares americanos), oriundos do orçamento da AWS.


Até quando a proposta pode ser submetida?

O Prazo para a submissão da Chamada é até o dia 29 de fevereiro de 2020.

Para mais informações sobre a Chamada, acesse aqui