Confap lança Chamada Aquatic Pollutants 2020

Assessoria de Comunicação Social - Confap - 19-02-2020
4827

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, em parceria com a União Europeia, Water Joint Programming Initiative, JPI Oceans, e The Joint Programming Initiative on Antimicrobial Resistance (JPIAMR), disponibiliza a Chamada Aquatic Pollutants 2020.

A Chamada conta com a participação de 32 organizações de financiamento de 26 países, que juntas, somam cerca de 22 milhões de euros para apoiar projetos de pesquisa e inovação que estabeleçam abordagens integradas e intersetoriais para gerenciamento de riscos, combinando as áreas de pesquisa de contaminantes de interesses emergentes, patógenos e resistência antimicrobiana. Será considerado, todo o ciclo da água, desde a nascente até as bacias hidrográficas e eventualmente os oceanos.

Ainda existem grandes riscos associados à ocorrência de contaminantes emergentes, patógenos e bactérias resistentes a antimicrobianos em nossos corpos d’água e oceanos. Para enfrentar esses desafios de maneira abrangente e desenvolver soluções multidisciplinares e práticas para o fornecimento de água potável segura e ambientes aquáticos saudáveis, esta Chamada Transnacional Conjunta visa fazer com que as comunidades de pesquisa nos setores de água doce, marinha e saúde trabalhem juntas e criem sinergias para abordagens conjuntas.

As propostas de pesquisa e inovação são convidadas a responder a pelo menos um dos seguintes temas:

Medição – comportamento ambiental dos contaminantes de interesse emergente (CECs), patógenos e resistência antimicrobiana nos ecossistemas aquáticos; 

Avaliação –  avaliação  de risco e gerenciamento dos CECs, patógenos e bactérias resistentes a antimicrobianos nos ecossistemas aquáticos (terrestre, costeiro e marinho) para a saúde humana e meio ambiente;

Tomada de medidas – estratégias para reduzir os CECs, patógenos e bactérias resistentes a antimicrobianos em ecossistemas aquáticos (terrestre, costeiro e marinho).

Até o momento aderiram à Chamada doze Fundações de Amparo à Pesquisa, são elas: Facepe; FAPDF; Fapeal; Fapeam; Fapeg; Fapema; FAPEMIG; Fapergs; Faperj; Fapes; Fapesc e Funcap. Outras Fundações ainda podem aderir à Chamada.

Diretrizes Gerais – Chamada Aquatic Pollutants 2020

Instituições elegíveis:  instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas (sem fins lucrativos), instituições científicas, instituições de tecnologia e inovação, com sede nos estados brasileiros correspondentes às Fundações  de Amparo à Pesquisa (FAPs) brasileiras que participam da chamada.

Candidatos elegíveis: os candidatos devem ter doutorado ou grau equivalente e estar vinculados a uma instituição de pesquisa localizada nos estados brasileiros participantes da chamada, por meio de suas respectivas Fundações de Amparo à Pesquisa; Possuir produção científica ou tecnológica avaliada por Currículo (Súmula Curricular).

Custos elegíveis: como regra geral, as Fundações de Amparo à Pesquisa financiam bolsas, mobilidade e subsídios, relacionados a projetos científicos, tecnológicos e de inovação. Os candidatos devem verificar as regras específicas de elegibilidade e as modalidades de financiamento, que devem ser definidas e divulgadas nos respectivos sites das FAPs participantes (Diretrizes para a chamada).

As diretrizes gerais da Chamada descritas acima não correspondem às diretrizes de todas as Fundações participantes. Os candidatos devem verificar as diretrizes publicadas nos sites das respectivas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs).

Cronograma – Chamada Aquatic Pollutants 2020 
Abertura da Chamada: 17 de fevereiro de 2020;
Prazo para pré-propostas: 16 de abril de 2020;
Convite para apresentação de propostas completas: junho 2020;
Prazo final para propostas completas: 14 de agosto de 2020;
Anúncio da decisão de financiamento: outubro de 2020;
Início dos projetos: dezembro de 2020 – março de 2020;
Término do projeto: 30 de junho de 2024.

Para saber mais sobre a Chamada, clique aqui.