ALMG aprova projeto que regulamenta medidas contra coronavírus

Vanessa Fagundes, com informações da ALMG - 02-04-2020
5863

Foto: Sarah Torres/ALMG

Agostinho Patrus (PV/MG), presidente da ALMG, coordena análise de proposições na Reunião Extraordinária de Plenário da tarde, realizada de maneira remota

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, com alterações, em Reunião Extraordinária realizada nesta quarta-feira (1/4/20), o Projeto de Lei (PL) 1.777/20, que regulamenta as medidas a serem tomadas pelo Estado para o enfrentamento do estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19, causada por coronavírus.

Dentre as alterações, foi acrescentado ao texto aprovado um dispositivo que permite ao Estado destinar recursos para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para o combate da Covid-19.

A FAPEMIG agradece publicamente ao Deputado Gustavo Valadares (PSDB), ao corpo técnico da ALMG e demais deputados que apoiaram tal inclusão, e ao presidente da Casa pela condução dos trabalhos. Como agência estadual de fomento à ciência, tecnologia e inovação, a FAPEMIG tem papel importante no enfrentamento da pandemia, atuando na mobilização de esforços da comunidade científica, direcionamento de recursos para pesquisas de caráter emergencial e conectando parceiros da academia e do meio empresarial.

Leia, na integra, matéria publicada no site da ALMG.


AÇÕES DE ENFRENTAMENTO

Desde o início do mês de março, a FAPEMIG tem se encontrado com grupo de pesquisadores dos campos da virologia, epidemiologia e saúde coletiva, além de gestores da área de assistência e saúde pública, para tratar do enfrentamento ao Covid-19 em Minas Gerais. A ideia é identificar caminhos e contribuições do setor acadêmico para combater um possível surto.

Uma das ações foi o lançamento de chamada emergencial para financiamento de pesquisas sobre o tema (veja aqui), que destinará R$2 milhões aos projetos aprovados. A FAPEMIG também aportou recursos adicionais em projetos que buscam novos métodos de diagnóstico, prevenção e tratamento, como estudo conduzido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Vacinas (INCT-V) - conheça aqui - e é parceira em um mapeamento de ideias e soluções para auxiliar no enfrentamento à Covid-19 e na superação dos danos sociais e econômicos por ela causados.