Projeto Minas Faz Ciência disponibiliza passeios virtuais a espaços de ciência

Minas Faz Ciência - 16-04-2020
4189




Neste momento de isolamento social, que tal visitar os espaços de ciência de Belo Horizonte sem sair de casa?

O Projeto Minas Faz Ciência, da FAPEMIG, desenvolve, há seis meses, registro destes espaços, com fotografias imersivas em 360 graus. A iniciativa é parte de um estudo proposto pelos jornalistas Lorena Tárcia e Breno Ribeiro, com colaboração de estudantes de instituições de ensino superior da capital. O objetivo é desenvolver, além do projeto experimental, uma metodologia para planejamento e utilização da ferramenta Tour Creator, da Google, por pesquisadores, professores e estudantes de ensino fundamental.

O projeto estava previsto para ser lançado em junho deste ano, porém o grupo decidiu antecipar as produções em andamento, para permitir acesso durante o período de isolamento social.

Até o momento, já foram fotografados os espaços da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Espaço do Conhecimento da UFMG e FAPEMIG. Registros de outros cinco espaços estavam previstos para acontecer até meados de 2020, porém o projeto foi suspenso devido ao novo coronavírus.

“Como já tínhamos as imagens prontas, optamos por antecipar, torná-las públicas e disponibilizá-las também no programa Expeditions, do Google”,  informa Lorena Tárcia, coordenadora do projeto. “Assim, estudantes e interessados podem conhecer estes espaços sem sair de casa.”

Os três primeiros passeios virtuais publicados, nesta terça-feira (14), no site do projeto Minas Faz Ciência dedicado ao público infantil, permite aos usuários conhecerem uma instituição fundamental para Minas Gerais neste momento, a Fundação Ezequiel Dias. As visitas virtuais permitem passear pela biblioteca e pela réplica do laboratório do pesquisador Ezequiel Dias. Também é possível conhecer bem de perto as cobras, aranhas e escorpiões do serpentário, além de entrar no caminhão do projeto Ciência em Movimento. Acesse: http://minasfazciencia.com.br/infantil/2020/04/13/projeto-minas-faz-ciencia-360/

 Na próxima semana, serão publicados os passeios pelo Espaço do Conhecimento da UFMG e instalações da FAPEMIG.