Inscrições abertas para o PPSUS 2020

Tuany Alves - 28-07-2020
7932

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), atendendo à orientação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), lançou a Chamada FAPEMIG 003/2020 Programa de pesquisa para o SUS: Gestão compartilhada em saúde – PPSUS MS/CNPQ/FAPEMIG/SES. O objetivo é apoiar projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação que promovam a formação e melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Segundo a chefe do Departamento de Parcerias Públicas (DPP) da FAPEMIG, Simone Rodrigues, a Chamada, que prevê investimento da ordem de R$1,7 milhões, pretende viabilizar a indução do fomento à pesquisa científica, tecnológica e inovação, através do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS). "Acreditamos que serão apresentadas possíveis soluções para problemas prioritários da saúde pública de Minas Gerais, possibilitando a sua aplicabilidade e incorporação no sistema”, conta. 

Pesquisadores e grupos de pesquisa vinculados a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs), sediadas em Minas Gerais e cadastradas à Fundação podem apresentar suas propostas por meio do Sistema Everest até o dia 10 de setembro de 2020

A Chamada FAPEMIG 003/2020, lançada pelo departamento de Parcerias Públicas juntamente com a Gerência de Ciência e Tecnologia, por meio da Diretoria Científica, Tecnológica e de Inovação da Fundação, pode ser vista aqui.

No caso de dúvidas, entre em contato pelo Fale Conosco

Em prol da saúde 

O PPSUS é uma iniciativa de desenvolvimento científico e tecnológico, que busca atender as peculiaridades e especificidades de cada Estado. O Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos - Decit/SCTIE, é o coordenador nacional do programa que conta com parcerias, no âmbito federal, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e estadual, com as Fundações de Amparo/Apoio à Pesquisa (FAPs), as Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

Simone Rodrigues esclarece que o recurso financeiro disponibilizado na Chamada compõe o saldo remanescente existente no âmbito do Convênio PPSUS n° 837584/2016. “A Diretoria Científica, Tecnológica e de Inovação da FAPEMIG, o Departamento de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde - Decit/SCTIE/MS e a Coordenação Geral do Programa em Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CGSAU-CNPq, se manifestaram favoráveis à destinação do saldo remanescente para a elaboração da Chamada 003/2020, objetivando a continuidade do fortalecimento da gestão do SUS, em Minas Gerais, de forma a ampliar as metas e etapas do Programa, proporcionando uma eficiente execução do Plano de Trabalho do Convênio”, destaca.