Variante genética favorece obesidade em mulheres miscigenadas

Tuany Alves - 26-02-2021
5146

Matéria atualizada 03/03/2021

Representação do genoma de um brasileiro organizado por cromossomos como mosaico de fragmentos europeus (vermelho), africanas (azul) e nativas americanas (verdes). Os pesquisadores usaram essa informação para descobrir a variante genética africana que predispõe obesidade em mulheres / Crédito: Thiago Peixoto Leal/Mosaico Translational Genomics)

A obesidade é considerada um grande problema de saúde mundial, uma vez que predispõe doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, além de ser um fator de risco para formas graves da covid-19. No Brasil, mesmo com o grande interesse pela atividade física, a porcentagem de brasileiros obesos duplicou nos últimos 20 anos, chegando a, aproximadamente, 25% da população.  

Isso ocorre porque, além do estilo de vida – fator muito importante –, a obesidade também depende da genética de cada pessoa. Como mostra um estudo que encontrou uma variante genética, do DNA  do ser humano, que contribui para um aumento considerável do índice de massa corporal (IMC), medida comum para calcular o peso ideal de acordo com a altura.  

Apoiada pela FAPEMIG, por meio da Rede Mineira de Genômica Populacional e Medicina de Precisão, a pesquisa apontou que a variante genética de origem africana, chamada rs114066381, curiosamente causa esse aumento apenas em mulheres adultas miscigenadas. Segundo o estudo, os homens que têm essa variante não apresentam nenhum efeito em seu IMC.  

Liderado pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eduardo Tarazona Santos, o grupo de pesquisadores brasileiros descobriu, ainda, que essa mutação é uma das que mais influencia o índice de massa corporal entre as mais de 200 variantes atualmente conhecidas.  

O estudo integra o trabalho de pesquisadores de 22 instituições, sendo 11 brasileiras e 11 internacionais de países como Estados Unidos, Peru, África do Sul, Gana e Austrália. Além disso, as descobertas do projeto foram publicadas na revista científica International Journal of Obesity, a mais prestigiada na área de obesidade. 


MOSAICO DAS RAÇAS 

A obesidade é um fator de risco para diversas doenças e por isso é de suma importância entendermos os fatores, genéticos ou não, que a influenciam no corpo humano. Contudo, até então, a maior parte das variantes genéticas ligadas a obesidade foram descobertas em indivíduos de origem europeia, o que está ligado ao fato dessas pessoas serem as mais estudadas pelos cientistas.  

Nesse sentido, a pesquisa, coordenada por Eduardo Santos, tem um caráter inovador, uma vez que se aproveita do fato dos genomas dos brasileiros miscigenados serem um mosaico de fragmentos de origens africanas, europeias e indígenas. O que possibilita a procura de variantes que predisponham a obesidade de origem africana e indígena, ambas bastantes desconhecidas. 


HERANÇA GENÉTICA  

Segundo a pesquisadora da UFMG, Hanaisa Sant’Anna, mesmo sendo uma variante de DNA presente em fragmentos do genoma dos indivíduos de origem africana, ela foi encontrada primeiro no Sul do Brasil, em mulheres predominantemente europeias, mas com algum nível de miscigenação. Mostrando, assim, que mesmo brasileiros brancos são fonte de informações importantes para a ciência sobre a genética de doenças nas populações africanas ou miscigenadas.  

Já sobre o fato da variante atuar unicamente em mulheres adultas miscigenadas, Sant’Anna explica que, na verdade, as mulheres de fato apresentam algumas mutações genéticas que têm um efeito maior no acúmulo de gordura que os homens. O que pode ter ligação com a evolução biológica, uma vez que a gravidez demanda acumulo de gordura como reserva energética e mutações, como essa, podem ter sido repassadas por meio da seleção natural.  


METODOLOGIA  

Os geneticistas que identificam genes responsáveis associados a doenças são chamados gene-hunters, ou caçadores de variantes genéticas. Nesse caso específico, esses caçadores usaram um enfoque chamado mapeamento por miscigenação e, a partir de dados de alta resolução do genoma de 6222 brasileiros, eles descobriram a origem africana, europeia ou indígena de cada fragmento do genoma de cada pessoa. 

Após esse passo, os pesquisadores observaram algumas regiões do genoma e depois puderam, finalmente, procurar variantes genéticas – nos pedacinhos africanos observados anteriormente – e assim fazer a descoberta. Segundo Sant’Anna, a variante rs114066381 tem frequência de aproximadamente 1% na população geral, mas esse número aumenta para 10% em mulheres com obesidade mórbida do sul e sudeste do Brasil.  

Além dos resultados iniciais, a equipe teve de avaliar em que populações do mundo era possível replicar os resultados observados no Brasil. Para isso, foi fundamental que a equipe da UFMG estabelecesse uma colaboração com um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), coordenado pelas professoras Mayana Zatz e Yeda Duarte. A equipe paulista tinha acabado de completar o sequenciamento de 1200 genomas de idosas de São Paulo, o que permitiu replicar o resultado obtido no estudo inicial. Como a variante encontrada não está dentro de um gene conhecido, mas em uma região que parece coordenar a ação de genes, o próximo passo é entender como ela atua nas células.



O QUE É VARIANTE GENÉTICA?

Marília Scliar, foi a primeira autora do trabalho que descobriu a mutação que favorece a obesidade. Segundo a pesquisadora, uma variante genética é uma região específica do genoma que apresenta diferentes versões (alelos). 

Ela explica que a variante que influência a obesidade (rs114066381), por exemplo, tem a forma A e a forma G na mesma posição do genoma. “Ou seja, em um genoma encontramos a versão A e em outro a versão G na mesma posição. As diferentes versões podem ser encontradas nos dois genomas de um mesmo indivíduo e/ou em genomas de indivíduos diferentes”, conta.

As variantes de DNA tem como origem fundamental o processo de mutação, que ocorre quando há uma mudança na sequência dos nucleotídeos ou na estrutura do material genético de um indivíduo. Essa mutação pode ser causada por erros de cópia do material genético ou por exposição a agentes mutagênicos diversos, como radiação ultravioleta.

Segundo Scliar, todos os organismos vivos têm material genético que se copiam em algum momento de seu ciclo e que estão expostos a diferentes agentes mutagênicos. Por isso, todos os seres vivos, incluindo os seres humanos e micro-organismos como bactérias e vírus, sofrem mutações. “Para algumas características, como as doenças monogênicas – anemia falciforme, por exemplo –, a genética tem um papel preponderante. Porém, em outras, o ambiente e estilo de vida têm uma maior influência”, explica. 

O coordenador do estudo, Eduardo Santos, ressalta, contudo, que a maior parte das variantes não tem importância biológica e que também existem, no genoma humano, mutações que podemos considerar boas. “Como aquelas (em plural) que nos permitem digerir a lactose, beber leite e comer produtos lácteos. Ela é uma variante que não tem mais de 6000-7000 anos”, informa.