Evento promove troca de informações e experiências entre NITs

Vanessa Fagundes - 26-02-2021
5111

Foi realizado, nesta quinta (25), o Encontro FAPEMIG com os NITs mineiros. Promovido pela Gerência de Inovação da agência de fomento mineira, o encontro teve como objetivo ouvir os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e identificar as possibilidades de atuação e apoio da FAPEMIG, dentro de suas atribuições e possibilidades. Foi uma oportunidade, também, para trocar experiências e ouvir sobre a trajetória de NITs sediados em outros estados.

“Os NITs têm grande importância para a transferência de tecnologias e conhecimentos para empresas e entidades externas às ICTs (Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação). Por ser um processo recente no Brasil, com legislação nova e ainda por ser aperfeiçoada, é muito importante essa troca de experiências”, destaca Paulo Beirão, presidente da FAPEMIG. Em sua fala de abertura, ele apresentou um resumo das ações da Fundação relacionadas aos NITs: 13 anos com chamadas publicadas, mais de R$16 milhões investidos e 41 Núcleos apoiados.

Além dos NITs mineiros, participaram do encontro cinco estruturas de outros estados: Sinova, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Inovatec, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Inova, da Universidade Federal do ABC; Nupitec, da Universidade de Brasília (UNB); e o NIT-RJ, Núcleo de Inovação Tecnológica das unidades de pesquisas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações no Rio de Janeiro.

“Aprendemos muito com as experiências dos participantes e com as explanações dos palestrantes”, destaca a gerente de Inovação da FAPEMIG, Cynthia Mendonça Barbosa. Em sua opinião, eventos como esse conseguem aproximar a Fundação dos NITs e suas demandas, além de ajudar a identificar possibilidades de atuação.

Chamada
O debate realizado durante o período da tarde foi importante, também, para coletar contribuições que serão utilizadas para subsidiar uma possível nova chamada para apoio aos NITs sediados no Estado. “A Chamada de Apoio a Núcleos de Inovação Tecnológica está entre as ações prioritárias da FAPEMIG para 2021. Face a isso, temos como próximos passos refletir sobre todas as sugestões apresentadas pelos NITs e trabalharmos na finalização do conteúdo”, acrescenta Cynthia Barbosa. A expectativa é que a Chamada ocorra o quanto antes, após a realização de todos os trâmites necessários no âmbito da FAPEMIG e a sinalização de disponibilidade de recursos.

Definição
Os Núcleos de Inovação Tecnológica possuem como atribuição apoiar a gestão da Política de Inovação das ICTs. Esses agentes foram definidos pelo Marco Legal da Ciência e Tecnologia (Lei nº 13.243, de 11/1/16) como estrutura instituída por uma ou mais ICTs, com ou sem personalidade jurídica própria, que tenha por finalidade a gestão de política institucional de inovação e por competências mínimas as atribuições previstas nesta Lei.

Os NITs são parte do ecossistema mineiro de inovação. É possível conhecer um pouco mais sobre os agentes que, em Minas Gerais, trabalham com a inovação e o empreendedorismo por meio da Rede Mineira de Propriedade Intelectual e da Rede Mineira de Inovação