Eleita nova presidência do Confap

Assessoria de Comunicação Confap - 12-03-2021
4799

Na manhã desta sexta-feira (12), os presidentes e representantes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) se reuniram por videoconferência para elegerem, para os próximos anos, a nova presidência e as novas diretorias regionais do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Eleito por aclamação pelos representantes das FAPs para o mandato que será exercido no período de março de 2021 a março de 2023, Odir Antônio Dellagostin, atual presidente da Fapergs (Rio Grande do Sul), seguirá na presidência do Conselho e atuará em conjunto com a nova vice-presidente do Confap, eleita também por aclamação, Márcia Perales Mendes Silva, atual presidente da Fapeam (Amazonas).

Dellagostin está na presidência do Confap desde outubro de 2020, quando ocupava a presidência do Conselho Fiscal, e substituiu em linha sucessória, o ex-presidente, Fábio Guedes Gomes. Tornou-se o oitavo presidente eleito do Confap, desde a sua criação, em 28 de abril de 2006. “Estou muito feliz com as numerosas manifestações de apoio ao meu nome para dar continuidade ao trabalho de condução do Confap. Será também um grande prazer trabalhar ao lado da profª. Márcia Perales, uma pessoa experiente, dedicada e comprometida com as ações coletivas. O nosso trabalho à frente do Confap vai procurar garantir à presença do Conselho em todos os fóruns de discussão e de formulação de políticas públicas que visam o fortalecimento da ciência, do desenvolvimento tecnológico e da inovação em nosso país, defendendo medidas que garantam a equidade, ao mesmo tempo que buscam a redução de desigualdades regionais”, disse o presidente Odir Dellagostin.

Márcia Perales, após ser eleita como a nova vice-presidente do Confap, e ter o seu trabalho à frente da Fapeam (Amazonas) reconhecido pelos presidentes das demais FAPs, destacou como irá atuar na gestão das ações do Conselho nos próximos anos. “É um novo desafio, baseado nos mesmos princípios de fortalecer o Confap e a política de ciência, tecnologia e inovação, mantendo a interlocução com as instituições parceiras nos âmbitos nacional e internacional, além de preservar o diálogo aberto com as FAPs, sob um olhar diferenciado para cada região, diante das assimetrias, e a defesa em relação aos interesses coletivos, em prol de impulsionarmos cada vez mais o cenário de CT&I no país”, disse a vice-presidente Márcia Perales.


Os presidentes, Odir Dellagostin (FAPERGS), e Márcia Perales (FAPEAM), foram eleitos para à nova presidência do CONFAP (2021-2023) nesta sexta-feira (12/03). Fonte: www.confap.org.br

Presidente do Confap (2021/2023)
Odir Antônio Dellagostin, é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e doutor em Biologia Molecular pela University of Surrey, na Inglaterra (1995). É professor titular da UFPel  desde 1997 e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2007. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPel (2003-2005). Também foi diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (2009-2016).

Odir foi coordenador do Comitê de Ciências Biológicas da FAPERGS, membro titular da CTNBIO e do Comitê de Medicina Veterinária do CNPq. Foi coordenador da área de Biotecnologia da CAPES (2014-2018) e coordenou a estruturação da Rede SulBiotec. Em 2018 foi eleito membro efetivo da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Possui mais de 200 artigos científicos publicados que já tiveram mais de 5 mil citações. Além disso, realizou o depósito de mais de 25 patentes. É presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) desde 2017, assumiu em outubro de 2020 a presidência do Conselho Nacional das FAPs (Confap), e foi eleito presidente para o mandato de 2021 a 2023.

Vice-presidente do Confap  (2021/2023)
Márcia Perales Mendes Silva é amazonense e ingressou como docente na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 1986. É especialista em Fundamentos da Educação (1998) pela Ufam, mestra e doutora em Politicas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-doutora em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). É professora titular da Ufam, onde atua nos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia, e Sociedade e Cultura na Amazônia. É líder do Grupo de Pesquisa em Processos de Trabalho e Serviço Social na Amazônia (Getra) desde 2001 e membro da Academia Amazonense de Letras, desde 2013.

Foi Reitora da UFAM, 2009 a 2017, sendo a única mulher a ocupar esta posição; vice-presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), 2014/2015; membro titular do Conselho Deliberativo Estadual do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), 2009 a 2017; representante da Andifes na Comissão de Monitoramento do Plano Nacional de Pós-Graduação e da Agenda Nacional de Pesquisa, 2012 a 2014; presidente do Fórum de Reitores da Região Norte, 2009 a 2011; pró-reitora de Extensão e Interiorização, 2005 a 2009. Desde 2019 é diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e foi eleita para a vice-presidência do Conselho Nacional das FAPs (Confap), para o mandato de 2021 a 2023.

Diretorias Regionais do Confap (2021/2023)

Após eleição da nova presidência, os representantes das FAPs elegeram os novos diretores regionais do Confap, que representarão às Fundações em ações estratégicas nas suas respectivas regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

Diretor Regional Norte – prof. Leandro Soares Moreira Dill, presidente da FAPERO (Rondônia)

Diretor Regional Nordeste – prof. Roberto Germano, presidente da FAPERSQ (Paraíba)

Diretor Regional Centro-Oeste – prof. Robson Domingos Vieira, presidente da FAPEG (Goiás)

Diretor Regional Sul – prof. Fábio Zabot Holthausen, presidente da FAPESC (Santa Catarina)

Diretoria Regional Sudeste – prof. Paulo Sérgio Lacerda Beirão, presidente da FAPEMIG (Minas Gerais)


Relatório Fiscal de 2020 do Confap

Durante a reunião, os membros do Conselho Fiscal do Confap, composto pela profª. Márcia Perales Mendes Silva (FAPEAM, Amazonas), prof. Roberto Germano (FAPESQ, Paraíba), e o prof. Robson Domingos Vieira (FAPEG, Góias), apresentaram parecer favorável sobre o exercício fiscal de 2020 do Conselho, e o conjunto de presidentes das FAPs aprovaram, por unanimidade, as despesas de execução das atividades do Confap do ano anterior. 


Nova composição do Conselho Fiscal do Confap

Com a nova eleição, foram definidos os novos membros que irão compor o Conselho Fiscal a partir deste ano, como titulares: o prof. Márcio de Araújo Pereira, presidente da FUNDECT (Mato Grosso do Sul); o prof. João Vicente Ribeiro Barroso da Costa Lima, presidente interino da FAPEAL (Alagoas); e o prof. Robson Domingos Vieira, presidente da FAPEG (Goiás); e como suplentes: a profª. Cristina Engel de Alvarez, presidente da FAPES (Espírito Santo); o prof. Fábio Zabot Holthausen, presidente da FAPESC (Santa Catarina); e o prof. Márcio Antônio da Silveira, presidente da FAPT (Tocantins).

Por fim, os representantes das FAPs definiram a composição interna das representações do Confap e Grupos de Trabalho (GTs) juntos às instituições nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação parceiras do Conselho.


O Conselho Nacional das FAPs (Confap)

O Confap é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover uma melhor articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil. Criado em 28 de abril de 2006, congrega 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), e trabalha como parte ativa do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).