Esclarecimentos sobre envio de propostas ao PIBIC

Vanessa Fagundes - 08-06-2021
4983

No dia 20 de maio, a FAPEMIG lançou a chamada 02/2021: Seleção Pública de Adesão ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica – PIBIC. A chamada, que marca a reativação do Programa, tem como objetivo credenciar as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação e as Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas em Minas Gerais para a concessão de cotas de bolsas, conforme suas capacidades de orientação nessa modalidade.

As propostas serão recebidas até 1º de julho de 2021. A FAPEMIG chama atenção para alguns itens da chamada que estão gerando erros de preenchimento:

- Como já mencionado, o objetivo é o credenciamento de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação e as Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas em Minas Gerais para a concessão de cotas de bolsas, conforme suas capacidades de orientação nessa modalidade. Não há necessidade de cadastrar Fundações de Apoio, que atuam como gestoras. Não há previsão da participação dessas entidades no PIBIC, uma vez que os pagamentos serão realizados diretamente aos bolsistas, via cartão BB Pesquisa.

- De acordo com o item 5 – Propostas, as propostas deverão ser preenchidas no sistema Everest pelo representante legal da Instituição, ou pela autoridade cuja competência para essa finalidade tenha sido delegada formalmente, devidamente comprovada por meio da anexação no sistema Everest de cópia de ato de delegação ou procuração. Ou seja, somente essas pessoas podem fazer o preenchimento da proposta.

A chamada está disponível aqui, e os anexos podem ser visualizados aqui.  Dúvidas podem ser encaminhadas por meio do Fale Conosco da FAPEMIG: http://fapemig.br/pt/envio-de-perguntas/.