FAPEMIG publica seu planejamento estratégico

Vanessa Fagundes - 18-08-2021
4513

Saber onde quer chegar é pré-requisito para o sucesso de qualquer organização. No planejamento estratégico, as diretrizes, metas e recursos para alcançar os objetivos traçados são definidos e pactuados com todos os colaboradores. A FAPEMIG trabalha com esse tipo de planejamento desde 2007 e, agora, acaba de publicar o documento que orientará suas ações no período de 2021 a 2025.

“O planejamento estratégico é importante porque funciona como um ponto de partida para todas as ações que uma instituição realizará ao longo de um período para chegar na visão de futuro almejada”, define Daniel Ferreira de Souza, chefe de Gabinete da FAPEMIG e um dos líderes do processo. Segundo ele, para a FAPEMIG, a revisão do planejamento possibilitará assegurar que a estratégia e os instrumentos para sua implementação reflitam seus anseios atuais. 

Com o plano estratégico, espera-se, dentre outros, propiciar a alocação mais eficiente e transparente dos recursos financeiros, materiais e humanos; possibilitar correções de decisões, mediante a existência de objetivos bem definidos e de indicadores de desempenho; fortalecer uma cultura voltada para o próprio planejamento, tornando os colaboradores mais motivados, comprometidos e engajados em um ambiente de trabalho mais profissional; e  conhecer mais profundo os pontos fortes e fracos da instituição e as ameaças e oportunidades oferecidas pelo ambiente no qual ela atua.

O planejamento estratégico da FAPEMIG foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 17/8 e pode ser acessado aqui

Processo
A concepção do planejamento estratégico aconteceu ao longo de 2020. Sua elaboração teve como diferencial a ampla participação dos colaboradores e gerentes da FAPEMIG, bem como a aplicação de diversos métodos e técnicas de coleta de dados, que viabilizaram as discussões. “Ressalto a execução deste trabalho pela equipe interna da FAPEMIG, por significar não só a superação às limitações de pessoal, mas também a complexidade deste trabalho realizado em um contexto de dificuldades impostas pela pandemia do covid-19”, acrescenta Daniel Ferreira. Para ele, isso enriqueceu e valorizou o resultado final.

De acordo com o chefe de Gabinete da FAPEMIG, além do próprio processo de concepção do plano, que contou com o conhecimento e as experiências dos colaboradores da instituição, um destaque do novo planejamento é o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Eles foram considerados para a definição dos Desafios e Objetivos Institucionais. Outro ponto positivo, em sua opinião, é que, a partir deste trabalho, será possível a concepção de plataformas tecnológicas, desde hidrogênio como fonte de energia até imunobiológicas e biofármacos.

Visão de futuro
Com a revisão do plano estratégico, a missão, a visão e os valores da FAPEMIG passam a ser:

MISSÃO
Promover o conhecimento científico, tecnológico e inovador visando ao desenvolvimento econômico e social sustentável de Minas Gerais por meio do incentivo e fomento à pesquisa.

VISÃO
Ser reconhecida como instituição de excelência no incentivo e fomento à pesquisa científica e tecnológica e à inovação, ampliando o emprego do conhecimento em soluções sustentáveis para enfrentamento dos desafios socioeconômicos de Minas Gerais.

VALORES
Busca pela Excelência: Melhorar continuamente o alcance de resultados de modo sustentável.

Comportamento Ético: Agir de modo aceito como correto pela sociedade, com honestidade e integridade.

Inovação e Aprendizado: Estimular um ambiente favorável à inovação e aprendizado organizacional.

Respeito pelas Partes Interessadas: Compreender os interesses das pessoas e entidades que são afetadas pela organização.

Agilidade: Responder de forma ágil às mudanças no ambiente para atender novas demandas e necessidades.

Transparência e Responsabilidade: Responsabilizar-se por suas ações, prestando contas e disponibilizando informação clara, compreensível e objetiva às partes interessadas.