FAPEMIG é finalista em prêmio de Boas Práticas

Júlia Pinheiro - 26-11-2021
4581

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) está na final do Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I. A premiação, lançada neste ano, é um reconhecimento às Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) brasileiras que desenvolveram processos criativos, inovadores e eficazes para a efetivação da Política Nacional de CT&I no país. A iniciativa é realizada pelo Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e apresenta três categorias distintas: “Desenvolvimento de Ecossistemas de CT&I”, “Gestão e Desenvolvimento Organizacional” e “Modernização Administrativa”. Nesta última, FAPEMIG concorre com o Projeto "FAPEMIG em Dados” que, desde 2019, torna as informações da Instituição mais acessíveis e transparentes à comunidade científica, aos setores empresariais e aos demais grupos da sociedade.

Fabiano Valentim, chefe do Núcleo de Inteligência Organizacional e Gestão Estratégica (Nioge) da FAPEMIG, setor responsável pela execução do “FAPEMIG em Dados”, explica que o projeto disponibiliza um painel para o público externo acessar as informações da Fundação e realizar pesquisas próprias sobre financiamentos, bolsas concedidas, áreas beneficiadas, dentre outros. “O principal objetivo é mostrar dados e indicadores de gestão da Instituição, permitindo que a comunidade analise o destino dos investimentos e o público atendido, proporcionando transparência às ações”.

Questionado sobre como surgiu o "FAPEMIG em Dados” e seus respectivos impactos, ele conta que “a criação de painéis ou repositórios de dados era um desejo antigo da FAPEMIG. Tais ferramentas permitem melhorar o planejamento das ações, da divulgação de seus resultados e da transparência Institucional”.

PREMIO DE BOAS PRÁTICAS

A premiação objetiva destacar as propostas de êxito das FAPs, além de promover a integração e a troca de experiências entre elas.

As ideias vencedoras em cada uma das categorias serão divulgadas no dia 9 de dezembro de 2021, em uma cerimônia realizada durante o Fórum Nacional Confap, em Foz do Iguaçu, no Paraná
. As FAPs premiadas receberão certificado, trófeus e medalhas, a depender da ordem de classificação.


Para acessar o resultado preliminar das Fundações finalistas do Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I clique aqui.

Para mais informações sobre o Edital Nº02/2021 do CONFAP clique aqui.